Skip to main content

Há muito tempo ouvimos falar em transformação digital e como esse momento iria impactar a sociedade, de diversas formas.

De fato, a transformação chegou e alcançou um patamar marcante nos anos 2000, quando a internet ganhou maior alcance, também, nas casas de cidadãos comuns.

A partir disso, experimentamos novas formas de fazer tarefas, novas maneiras de trocar experiências e nos relacionarmos. Podemos pagar contas sem ter que pegar filas, participar de uma reunião sem sair da nossa casa ou trabalhar de qualquer lugar, para empresas do outro lado do mundo, entregando bons resultados.

Mas o ponto chave desse momento é o fato do quão rápido essas transformações estão acorrendo, como novas tecnologias estão surgindo e como processos, que hoje são atuais, podem se tornar totalmente ultrapassados em um piscar de olhos.

Nesse contexto, empresas que não acompanhe essa transformação podem se tornar irrelevantes e sem competitividade no mercado.

Isso porque, os clientes também estão mudando. E não só eles: os candidatos às vagas de trabalho também estão focados em empresas que acompanham a inovação.

Assim, uma cultura organizacional focada nas transformações digitais ganha mais competitividade. Por isso, separamos esse conteúdo para que você entenda como é fundamental transformar sua empresa. Acompanhe os tópicos:

  • A transformação digital primeiro deve ser cultural
  • Desafios da transformação digital e organizacional
  • Como começar?

A transformação digital primeiro deve ser cultural

A cultura organizacional de uma empresa é o ponto principal quando existe a necessidade de qualquer tipo de mudança. Até porque, essa cultura está diretamente ligada ao fator humano, que é a base de qualquer organização, os quais precisam estar envolvidos nas mudanças.

Caso os colaboradores não estejam engajados e inseridos nas inovações, dificilmente ela irá funcionar. Isso é o que acontece exatamente com transformações digitais que visam, apenas, o digital.

Logo, de nada adianta investir em novos sistemas, máquinas e equipamentos de última geração se as pessoas que trabalham, com os processos da empresa, não sabem como extrair todo o potencial dessas tecnologias.

Por isso, a transformação digital em uma empresa é, em primeiro lugar, uma transformação organizacional, uma adaptação da cultura do negócio, de como ele opera e de como os colaboradores vão trabalhar com novas tecnologias.

Assim, as mudanças precisam fazer sentido, necessitam de estruturação e de uma abordagem centrada nos colaboradores, mostrando pra eles como é possível resolver problemas do cotidiano, de maneira mais simples, com novas tecnologias.

Esse precisa ser um caminho fluído, que proporcione impactos positivos para o clima entre a equipe, mas que também seja um reflexo nas entregas para o cliente final.

Desafios da transformação digital e organizacional

As mudanças tendem a causar desconfortos, geram medo, o que é extremamente normal, pois mudar é desafiador.

Sobretudo, para empresas que já estão consolidadas há muitos anos no mercado, que já operam com modelos convencionais e funcionários que adoram uma rotina engessada.

Contudo, é importante entender que o principal problema, nesses ambientes, está dentro da cultura organizacional, a qual cria barreiras para novas possibilidades.

Para exemplificar, uma pesquisa feita pela McKinsey & Company mostrou que o principal problema das transformações digitais, nas empresas, é a falta de uma cultura forte e comum.

A mesma pesquisa também mostrou como o medo ainda é um grande impeditivo para novas abordagens, o que acaba dificultando na estrutura da organização, no entendimento das mudanças e nos investimentos.

Isso mostra que, o grande desafio para a transformação digital nas empresas está na mobilização dos funcionários em um ponto integrado, em ter jornadas consistentes e abertas para novos aprendizados.

Como começar?

Você já entendeu que a cultura organizacional é o centro da transformação digital. Porém, deve estar se perguntando: mas como posso alinhar a cultura organizacional da minha empresa? Como implementar uma estratégia para novas tecnologias digitais, entre a equipe?

O primeiro passo é o suporte das lideranças, que precisam ser ativas, com credibilidade para ensinar a equipe as informações do universo digital.

Além disso, as equipes precisam estar integradas, multifuncionais e engajadas com os projetos em todas as suas etapas, entendendo de cada departamento e aprendendo sobre as possibilidades do mercado que atua.

Não se pode esquecer do enfrentamento aos riscos, prevendo possíveis desafios e soluções para o enfrentamento, bem como para os investimentos necessários. Mas lembre-se: os investimentos não dizem respeito a novas tecnologias e sim em estratégias assertivas.

Nesse sentido, a Smart3 Consultoria Empresarial é especialista em traçar estratégias organizacionais voltadas para o objetivo de seu negócio. Com nossas soluções, sua empresa pode implementar a transformação digital alicerçada em uma cultura sólida. Fale conosco e saiba mais.

CONTATE NOSSOS ESPECIALISTAS!

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.