Skip to main content

Vocês conhece os Benefícios da Análise de Organogramas? A análise de organograma pode ser um poderoso insight para as mais diversas organizações, podendo gerar pontos de melhorias na gestão, otimização e automação de processos e, consequentemente, equalização e equilíbrio do quadro de funcionários.

Primeiramente, em pequenas empresas, o foco desse tipo de análise pode se dar em construir um modelo que permita o crescimento da empresa. Por outro lado, para grandes companhias, analisar organogramas pode buscar pontos de melhoria e, dessa maneira, tornar a estrutura mais efetiva e ajustada.

Em geral, os empresários podem identificar diversos benefícios da análise de organogramas, como a redução de custos e otimização de recursos.

Definitivamente, para cada organização há uma estrutura mais adequada, sejam matriciais, lineares, funcionais ou adaptações dos vários modelos às condições únicas da empresa.

Como Fazer?

O tipo de estrutura e a departamentalização do organograma deve ser pensada de modo sob medida para a empresa. Dessa forma, o primeiro passo corresponde a um bom diagnóstico interno da organização.

Seja por meio da conversa com funcionários mais antigos ou gerentes. O

 

u seja, o objetivo é conhecer profundamente a empresa e como os departamentos podem funcionar da melhor maneira. Algumas situações podem ser observadas:

  • Departamentos realizando a mesma atividade
  • Departamentos com número excessivo de funcionários
  • Departamentos pouco funcionais
  • Departamentos de poucas pessoas

Após a análise interna da organização, é importante também compreender o que as outras empresas do setor estão realizando por meio de análises benchmarking. Nesse momento, é valido avaliar se as empresas estão desempenhando bem. Além disso, a reflexão se, de fato, a realizada da empresa se compara a sua.

Essas observações de outras empresas devem servir como dicas e insights para a sua empresa, são formas de obter soluções sem que se tenha de criar tudo do zero.

Benefícios da Análise de Organogramas

E depois?

Após o momento de diagnóstico e avaliação de outras empresas, cabe analisar em que medida essas mudanças podem impactar a organização. Podemos, por exemplo, pensar em situações como:

  • Qual o impacto no clima da organização com as mudanças?
  • Qual o impacto nos custos da empresa?
  • Problemas de comunicação estão sendo criados?
  • O espaço físico é adequado?

Ainda mais, comece a avaliar o que há de mais urgente e como isso pode ser posto em prática e mitigando riscos. Enfim, deve-se preparar a empresa para o futuro e aos bons resultados.

A Smart3 tem experiência em estudos envolvendo as análises de organogramas, eles compõem os estudos da área de estratégias organizacionais. Acima de tudo, buscamos criar uma vantagem competitiva com base na implementação de melhorias nos processos de gestão, inovação e desempenho. Para maiores informações e outras análises organizacionais entre em contato.

CONTATE NOSSOS ESPECIALISTAS!

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.