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Gerir um negócio é trabalhar na otimização dos resultados, que a organização deseja obter. No entanto, essa etapa só alcança sucesso depois de diversos processos, que precisam ser acompanhados e melhorados constantemente.

Dessa forma, qualquer empresa, independente do porte ou nicho que atue, necessita coordenar cada passo, tendo claro os objetivos das ações implementadas.

Nesse sentido, uma boa gestão empresarial ajuda a simplificar os processos e preparar a equipe para qualquer adversidade, através de um planejamento estratégico.

Por isso, existem ferramentas para análise estratégica, que ajudam a pesquisar e mapear as habilidades, pontos fortes e pontos de melhoria do negócio.

Você conhece essas ferramentas? Então, acompanhe os tópicos que separamos e entenda os principais benefícios de utilizá-las, para a análise estratégica, e quais são as mais usadas no mercado.

  • Por que ter um planejamento estratégico?
  • Principais ferramentas do mercado
  • Como escolher uma ferramenta para sua empresa?

Por que ter um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico de uma empresa proporciona uma organização mais assertiva. Assim, com essa abordagem, é possível simplificar as tarefas da rotina, preparar o time para imprevistos, além de obter insights valiosos com mais facilidade, a tempo de aproveitá-los.

Visto isso, uma empresa que não possuir planejamento em suas estratégias terá dificuldades de obter resultados assertivos, já que não definiu para onde ir e como chegar nas metas que deseja alcançar.

Por isso, é fundamental traçar metas conscientes, reais e verificar o que é preciso para alcançá-las, analisar o que tem sido feito e diagnosticar as condições que precisam de mudanças.

Principais ferramentas do mercado para análise estratégica da sua empresa

É importante ressaltar, antes de tudo, que toda empresa precisa delimitar três pontos fundamentais antes de planejar suas estratégias:

  1. Sua missão;
  2. Sua visão;
  3. Seus valores.

A partir desses conceitos o negócio terá um propósito bem desenhado, irá saber o que deseja alcançar e, além disso, quais princípios são fundamentais a se respeitar, nesse processo.

Para te ajudar na análise estratégica, veja as principais ferramentas utilizadas no mercado:

Análise SWOT:

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas para diagnósticos empresariais. O nome da análise vem de iniciais das palavras:

Strengths (forças) = analisa os pontos fortes do negócio.

Weakness (fraquezas) = verifica os pontos que precisam ser melhorados.

Opportunities (Oportunidades) = reflete sobre as oportunidades.

Threats (ameaças) = mapeia as ameaças do mercado, verifica os concorrentes etc.

Assim, a Análise SWOT permite estudar os principais pontos da empresa de forma honesta, para que haja um foco maior nos aspectos que são cruciais.

Análise PESTEL:

Esse tipo de análise, por sua vez, se concentra no ambiente externo. Seu nome também é composto pelas iniciais:

  • Political (política);
  • Economic (economia);
  • Social;
  • Technological (tecnológico);
  • Environmental (ambiental);
  • Legal.

Dessa forma, esse tipo de análise ajuda a mapear possíveis ameaças que possam mudar o planejamento da empresa, indo além do controle da gestão. Exemplos são variações no mercado, crises políticas, pandemias, bem como outros.

Ferramentas para análise estratégica de uma empresa: As 5 forças de Porter

Essa ferramenta ajuda a entender como a empresa está situada no mercado, isto é, em relação à competitividade. A metodologia foi criada por Michael Porter, que considera 5 fatores competitivos:

  1. Rivalidade entre os concorrentes;
  2. Poder de negociação dos clientes;
  3. Poder de negociação dos fornecedores;
  4. Ameaça de novos concorrentes;
  5. Ameaças de produtos substitutos.

Um bom modelo para utilizar no nível comercial, ajudando a identificar áreas de rentabilidade potencial.

SOAR:

A sigla significa Força, Oportunidade, Aspirações e Resultados. A ferramenta funciona como aliada quando já há um plano estratégico, além disso, é preciso se concentrar em um fator, como foco para os meses seguintes.

Matriz BCG

A Matriz BCG ajuda a entender qual o melhor portfólio de vendas, com opções que gerem mais receita com menor investimento. Ela é composta pelo eixo da taxa de crescimento do mercado, mas também pela participação do produto/serviço nesse mercado.

Como escolher ferramentas para análise estratégica de sua empresa?

As ferramentas apresentadas nesse post são apenas exemplos de metodologias, que podem ser utilizadas no plano estratégico das empresas.

Existem muitas outras e, como vimos, são aplicadas em diferentes contextos, mas também para diferentes finalidades.

Portanto, é importante definir quais podem ajudar no processo do seu negócio, podendo utilizar mais de um método para a análise. Para essa escolha, é necessário identificar em qual momento a empresa se encontra, a fim de atender as principais carências.

E entender o momento que sua empresa se encontra é possível pode meio de uma Análise Organizacional.

Ainda não sabe identificar qual estratégia pode melhorar seu negócio? Então fale com a gente, a Smart3 Consultoria Empresarial é especialista nesse assunto.

Auxiliamos nossos clientes a obter as melhores práticas, diagnosticando, mas também planejando as estratégias da empresa. Entre em contato e assim, conheça nossas soluções.

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