Assim como outros setores o setor florestal também demanda por consultorias especializadas. O setor de florestas plantadas ano após ano vem ganhando destaque na economia brasileira, segundo o relatório executivo 2018 do IBA (indústria Brasileira de Árvores), o setor teve receita no ano de R$73,8 bilhões e saldo internacional de $9,0 bilhões, sendo ainda responsável por 3,7 milhões de empregos diretos e indiretos.

Atualmente, a atividade florestal possui diversificadas cadeias empresariais envolvendo pequenas, médias e grandes empresas, a tabela abaixo sintetiza quem são os proprietários de empresas florestais no Brasil:

Consultoria Florestal Empresas

A consultoria florestal atende as lacunas que normalmente as empresas não conseguem suprir com seus quadros, ou cuja frequência não viabiliza um departamento interno, são consultorias com diferentes vieses e com foco a atender todos os perfis empresariais e apoiar todo o processo produtivo, as formas mais comuns de consultoria para empresas florestais são descritos a seguir:

Estudos do Mercado Florestal

Os estudos de mercado visam facilitar decisões estratégicas de empresas. Estes trabalhos caracterizam e mapeiam o mercado e todos os seus players: empresas concorrentes, consumidoras e fornecedoras. É importante lembrar que esse tipo de consultoria é limitado a um raio de mercado, segundo o interesse do cliente ou performado por critérios técnicos como o comportamento comum de mercado, isso deve ser feito afim de evitar custos desnecessários e garantir a precisão mínima do trabalho. Além disso, um estudo de mercado tem que captar alguns indicadores como preços de venda, volume consumido, volume ofertado, balança comercial, preços de frete e preços de insumos, esses elementos são fundamentais para sustentar as tomadas de decisões.

Normalmente os estudos de mercado são contratados por investidores que planejam seus novos investimentos, ou mesmo por empresas que buscam viabilizar a expansão de seu negócios e garantia o fornecimento com bons preços. A presença de consultorias florestais são comuns nesse tipo de serviço, principalmente por estudos de mercados não estarem frequentemente na lista de atividades das das empresas desse setor.

Estudos de Excelência Operacional

A excelência operacional busca garantir que as empresas florestais estejam atuando de acordo com as melhores práticas existentes no mercado, dessa maneira com menores custos e maior margem de lucro. Usualmente o trabalho possui duas etapas principais, de diagnóstico e de benchmarking. O diagnóstico é fundamentado na descrição e análise crítica da operação já realizada, que é alcançado por meio de entrevistas com os trabalhadores e análise de tempos e movimentos, com isso busca-se levantar oportunidades de melhorias e os gargalos do processo produtivo. Já na etapa de benchmarking, a consultoria florestal realizará pesquisas e visitas em empresas semelhantes, com foco em identificar as empresas com operação mais eficiente. O cruzamento entre o que a empresa opera e o que de melhor é realizado no mercado deve traçar o plano de ação para que a empresa atinja os melhores resultados. Esse tipo de consultoria é comumente contratado por grandes empresas do setor.

Estudos Socioambientais

Projetos socioambientais têm como objetivo adequar o processo produtivo ao que é exigido pela legislação, mas também, auxiliar empresas que possuem visão de desenvolvimento sustentável a atingirem seus objetivos, normalmente em empresas florestais, alguns projetos normalmente contratados são: regularização de vegetações nativas, mapeamento de uso do solo, licenciamento e estudo e relatório de impacto ambiental, levantamento de fauna e flora e apoio na certificação ambiental da empresa.

Valuation de Ativos

O valuation, ou avaliação de empresa, é muito comum entre as empresas de médio e grande porte, essa atividade busca estimar o valor da empresa, floresta e/ou terra para diversas finalidades, como: venda da empresa, garantia bancária, divisão patrimonial, abertura de capital e além dessas, como uma ferramenta de gestão empresarial. O exercício do valuation em empresas florestais requer o conhecimento de todas as etapas do processo produtivo, desde os custos de plantio, passando pelas despesas administrativas, manutenção de estradas, inventário, produtividade, custos de colheita, até o preço de venda da madeira. De maneira geral, todas as receitas e despesas da empresa devem ser consideradas, para serem analisadas financeiramente e então a atribuição do valor do ativo ou da empresa.

Outras

Além desses serviços, empresas de consultoria são opção para terceirização de atividades, no setor florestal o mais comum é a atividade de inventário, mas todas as operações, inclusive a gestão da empresa, podem ser praticadas por uma consultoria florestal.

Para outras informações sobre consultorias para empresas florestais, entre em contato com a Smart3.

 

CONTATE NOSSOS ESPECIALISTAS!