Skip to main content

Como a sua empresa conecta os Stakeholders e a Estratégia? Algumas perguntas podem esclarecer esse cenário: Quais são os principais stakeholders que guiam os rumos de sua organização? A estratégia organizacional considera esses stakeholders?

Muitas vezes não nos damos conta da quantia de stakeholders que são envolvidos nas decisões que tomamos.

Além disso, todos esses players tendem a influenciar sua organização, ou seja, também somos impactados pelas decisões deles.

Então, gostaria de saber mais sobre os seus stakeholders e como eles impactam sua estratégia? Então não perca o restante do artigo:

Por que conectar Stakeholders e Estratégia?

Cada empresa responde de maneira única aos seus stakeholders, onde cada um exercerá maior ou menor pressão de acordo com as características da empresa (ramo, o perfil da gestão, o porte, a região de atuação, etc…). Da mesma maneira, a estratégia organizacional também impactará cada stakeholder de maneira única. 

Os stakeholders poderão até serem classificados, entre os primários e secundários.

O primários são aqueles de impacto mais visível e frequente, como os clientes de uma panificadora ou os acionista de uma startup. Ex: os funcionários, investidores e clientes.

Por outro lado, os secundários, são aqueles que aperam menor impacto, como um distante fornecedor de uma indústria automobilística. Por exemplo: grupos externos como sindicatos, mídia, sociedade civil, estado, conselhos de classe e tantos outros.

Mas cuidado! Os stakeholders secundários podem parecer de menor preocupação, mas uma vez que a crise desse agente chegue a organização, ela pode causar danos expressivos e mais difíceis de serem contornados.

Qual a importância de conhecer os Stakeholders?

E qual a importância de conhecer os stakeholders  para a estratégia organizacional?

Stakeholders e Estratégia organizacional

Você conhece o impacto em seus stakeholders ao: lançar um produto,  contratar ou demitir de um funcionário, divulgar de uma publicidade, ajustar o organograma  e terceirizar uma atividade?

Todas essas mudanças que ocorrem na organização podem ter repercussões tão negativas a ponto de serem inviabilizadas.

Adicionalmente, outro dano caríssimo seria o impacto na imagem da empresa.

Exemplificando, um situação de oportunidade de melhoria, que irá proporcionar grande vantagem competitiva, porém, quando ela entra em operação, a necessidade de se justificar para os stakeholders pode gerar aquela “dor de cabeça”, que faz com que o empresário até repense a melhoria.

Além dos impactos negativos, conhecer os stakeholders pode dar a oportunidade gerar maior engajamento e também distribuir valor para todos envolvidos, direta ou indiretamente. Dessa maneira, proporcionando o crescimento consciente da organização, como pode ser visto aqui.

Estudos de estratégia devem se preocupar com a análise dos stakeholders para a aplicação prática e a efetiva que se propõe.

Você conhece os seus Stakeholders?

O diagnóstico e a análise de stakeholders compõem os estudos da área de Estratégias Organizacionais da Smart3. Para conhecer os Stakeholders da empresa e maiores informações entre em contato.

#estratégiaorganizacional #stakeholders #oportunidadesemelhorias #Smart3

CONTATE NOSSOS ESPECIALISTAS!

3 Comments

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.