Skip to main content

Empresas permanecem na busca por menores custos, novos produtos e maior eficiência no processo, uma pausa para identificar oportunidades e melhorias pode conferir o diferencial competitivo que faz a diferença determinante para os bons resultados.

Oportunidades e melhorias podem ser observadas por meio da análise do processo operacional, com foco em analisar a eficiência com que as atividades ocorrem, e também quando se consegue analisar as operações atuais e comparar com as práticas de mercado, fazendo uso da criação e análise de benchmarking.

A iniciativa de procurar gargalos e oportunidades de melhoria em períodos “normais” muitas vezes é relegada para segundo plano.  O momento de pandemia vivido em 2020 pode destacar ainda mais a necessidade por melhorias.

Para algumas empresas, a demanda foi substancialmente aumentada, criando limites operacionais onde os problemas ficam evidentes. Em outros casos, onde ocorreu queda drástica de negócios, pode ser o momento de calmaria para não ter que “trocar as rodas com o carro em movimento”.

Prova disso é que, de acordo com uma pesquisa pesquisa realizada pela consultoria Strategy&, para 96% das as empresas entrevistadas, a inovação tem ajudado a enfrentar crise da covid-19.

Como Criar Oportunidades e Melhorias Práticas?

A missão de “como fazer melhor” exige um diagnóstico sobre a possibilidade de dar certo a mudança que será implementada, levando em conta os mais diversos aspectos e stakeholders envolvidos. Para isso, cabe a dica da criação de diversos cenários com perspectivas negativas e positivas sobre a melhoria identificada.

Oportunidades e Melhorias

Identificar oportunidades e melhorias em uma empresa pode ser uma atividade de difícil realização. Especificamente, quando não se tem pessoas aptas a essa prática, isso ocorre pois o funcionário normalmente está profundamente mergulhado nas rotinas do dia-a-dia, mas também porquê o encarregado pode não dispor de experiência e habilidades próprias para isso ou não tem vivência com as melhores práticas do mercado. O uso de consultorias pode ser a forma da empresa conseguir o desenvolvimento sem ter que deslocar seus recursos internos para a atividade.

A Smart3 tem experiência em estudos que abordam identificação de oportunidades e melhorias. Esses projetos integram a área de Estratégia Organizacional da Smart3, para maiores informações entre em contato.

 

#estratégiaorganizacional #oportunidades #melhorias #competitividade #Smart3

CONTATE NOSSOS ESPECIALISTAS!

6 Comments

Leave a Reply

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Close Menu