Já parou para pensar se em seu negócio vocês trabalham com inteligência de mercado? Algumas questões podem deixar isso mais claro: Você conhece o seu público alvo ou sabe porque os seus clientes escolheram a sua empresa? Qual é a dinâmica e o que esperar do seu mercado de atuação? Quem são seus concorrentes reais? Quais são as tendências e os desafios emergentes? Quão forte é a sua marca? Como seus clientes realmente se sentem em relação a você?
Perguntas frequentes, mas que dificilmente serão respondidas corretamente sem a completa análise do panorama e das tendências que movem seu mercado de atuação. A desinformação quanto ao seu mercado pode gerar decisões que impactam diretamente a viabilidade do negócio.
Por exemplo, em um estudo publicado pelo Sebrae, cerca de 24% das novas empresas não sobrevivem aos primeiros dois anos de existência, em outro estudo, os empreendedores indicavam que o principal fator para a sobrevivência do negócio é um bom planejamento antes da abertura e que a principal dificuldade para os empresários em seu primeiro ano é a dificuldade para formar carteira de clientes. O desconhecimento sobre o mercado é comum nessas empresas com resultado negativo, mas para esse problema, os empresários podem recorrer a uma ferramenta estratégica: inteligência de mercado.
Em 2014, a Ambev investiu cerca de 140 milhões de reais em um centro de inovação e tecnologia, onde um dos objetivos foi à pesquisa sobre comportamento dos consumidores. Como resultado a empresa foi escolhida como a empresa do ano pelo Isto é Dinheiro em 2017, com o destaque para a forma criativa como ela abordou o mercado e dessa forma manteve resultados positivos mesmo em anos de crise.
Como fazer a Inteligência de Mercado?
Assim como a Ambev, toda empresa pode olhar para o mercado sempre que precisar. Definidos os problemas, desafios e objetivos da empresa, um breve estudo de mercado pode ser realizado por meio das seguintes etapas:
- Planejamento
- Definição Geográfica
- Público de interesse
- Perfil do Consumidor
- Coleta de Dados
- Pesquisa aplicada ou Dados Secundários
- Análises
- Tendências
- Comportamentos
- Oportunidades
- Plano de Ação
- O que faremos?
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