Skip to main content

Para muitas pessoas pode soar contraditório que uma indústria de papel e celulose adote estratégias sustentáveis.

Entretanto, esse entendimento é totalmente equivocado, pois, além de possível é também fundamental que esse incentivo parta das indústrias.

Portanto, mais do que comum, o investimento em estratégias sustentáveis de uma empresa do ramo de papel e celular é bastante representativo.

Assim, os consumidores de papel e celulose recebem exemplos sustentáveis e, muitas vezes, participam de campanhas de boas práticas ambientais.

E, além de fomentar a sustentabilidade para seus clientes, a indústria pode influenciar até seus stakeholders, como distribuidores e até concorrentes.

Nesse sentido, a prática de investir em estratégias sustentáveis tornou-se parte dos valores de muitas empresas. O que é um aspecto muito relevante para a imagem da indústria.

Afinal, além de atingir o propósito de venda, as organizações podem auxiliar diversas causas e iniciativas de sustentabilidade.

Mas de que maneira isso acontece? De que forma as empresas do ramo de papel e celulose investem em ações ambientais?

E quais são de fato as estratégias sustentáveis dentro da indústria de papel e celulose?

Para responder a estas questões, este artigo apresenta algumas das estratégias de sustentabilidade que as empresas de papel e celulose praticam.

Por isso, se você deseja saber mais sobre elas, não deixe de conferir este texto!

Para te ajudar a entender sobre o tema, o artigo divide-se entre os seguintes tópicos:

  • Qual o papel da indústria de papel e celulose no incentivo de ações sustentáveis?
  • Quais são as vantagens de investir em ações sustentáveis?
  • Quais são as estratégias sustentáveis dentro da indústria de papel e celulose?

Qual o papel da indústria de papel e celulose no incentivo a ações sustentáveis?

As grandes vozes e lideranças sempre têm um papel fundamental em guiar um grupo de pessoas.

Nessa indústria não é diferente. Pois seus exemplos são dos seus seguidores, que se dividem em público, funcionários e fornecedores.

E, por geralmente envolver muitas pessoas nessas posições, a responsabilidade dessas empresas torna-se ainda maior.

Isto é, ao adotar uma iniciativa sustentável, o ato da empresa tem bastante representatividade. Principalmente ao se tratar de um material reciclável como o papel.

Por isso, todo e qualquer auxílio das indústrias de papel é muito significativo.

Essa ajuda pode vir de diversas maneiras como campanhas publicitárias, incentivos financeiros e outras estratégias como as que vão aparecer ainda neste texto.

Quais são as vantagens de investir em estratégias sustentáveis dentro da indústria de papel?

Em um mercado tão concorrido, o mínimo  diferencial pode ser o artifício necessário para o destaque de uma empresa.

Sob este contexto, investir em ações sustentáveis é uma boa opção se destacar. Portanto, confira abaixo alguns dos benefícios disso:

Imagem positiva da empresa

A atitude de incentivar ações e estratégias sustentáveis atribui às indústrias uma boa imagem.

E, no caso da indústria de papel e celulose, essa atitude é muito importante já que se associa à reciclagem de materiais, ao fomento do reflorestamento e à proteção da biodiversidade.

Assim, a marca da indústria fica conhecida pelo engajamento à sustentabilidade e a preocupação com a preservação ambiental.

Ganho de mercado

Como resultado de uma imagem sustentável, empresas do ramo de papel e celulose expandem o seu ganho de mercado. Afinal, cada vez mais as pessoas buscam consumir através da própria identidade e convicções.

Isso quer dizer que marcas com boas atitudes e representações, tendem a ser mais valorizadas pelos consumidores. Nesse caso, o âmbito sustentável destaca-se em meio à escolha do público.

Motivação para seus funcionários

Se você tem uma empresa e se preocupa com ela, é importante pensar na motivação dos seus funcionários. Pois, além do lucro e dos clientes, são os empregados que fazem a “roda girar”.

Por isso, o investimento em estratégias sustentáveis pode ser ideal para cativá-los. Pois, dessa maneira, eles podem sentir que estão ajudando em algo muito importante enquanto trabalham.

Quais são as estratégias sustentáveis dentro da indústria de papel e celulose?

estratégias sustentáveis para indústria de papel

As estratégias sustentáveis são exemplos de comprometimento social e ambiental. Elas derivam de um altruísmo das empresas que entendem a importância de assumir esse papel.

Por isso, se você tem uma empresa que faz parte do ramo de papel e celulose, talvez seja interessante considerar algumas das seguintes estratégias:

Preservação de florestas nativas

Segundo a Associação Brasileira Técnica de Papel e Celulose (ABTPC), empresas do ramo preservam cerca de 2,9 milhões de hectares de área florestal.

E ainda, para fins industriais, o setor planta mais 2,2 milhões de hectares de florestas sustentáveis.

Esse esforço é uma ótima maneira de exercer a sustentabilidade e gerar uma contrapartida social a partir do próprio trabalho.

Reflorestamento

A celulose e o papel são frutos da extração de madeira. Com isso, há um incentivo no fomento do plantio de mudas.

Desta forma, o reflorestamento é a prática mais sustentável que proporciona diversos benefícios tais como: melhoria na qualidade de solos degradados e ciclagem de nutrientes, diminuição nas temperaturas locais e ainda serve como habitat para algumas espécies de fauna.

Logo, a indústria promove a manutenção de florestas nativas e contribuem positivamente com menor geração das emissões de gases do efeito estufa, devido as árvores que foram plantadas fazerem a absorção do CO2.

Certificação das florestas

Uma medida simples, mas bastante sustentável que as indústrias podem adotar é garantir que as florestas sejam certificadas. Desse modo, é possível saber a procedência, a garantia da qualidade e assim, desfrutar do uso da madeira de maneira ecologicamente correta.

Utilização de fontes de energia renováveis

Essa é uma prática comum para indústrias e empresas de papel e celulose que desejam contribuir com o meio ambiente.

Existem diversas opções de energia renovável dentro do setor. Entre as mais conhecidas estão: O uso da biomassa, como galhos e tocos, e a reutilização de resíduos industriais como o licor negro que é o subproduto do processo de tratamento químico da indústria de papel e celulose.

Melhoria nas práticas florestais

A partir das medidas adequadas à extração de madeira, além de consumir menor energia, é possível consumir menos água. Portanto, com um estudo assertivo e as práticas corretas, é admissível inserir uma rotina sustentável dentro da própria indústria.

Gostou do conteúdo sobre estratégias sustentáveis na indústria de papel e celulose? Então não deixe de conferir nossos outros posts e até a próxima!

FALE CONOSCO!

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.