Em um universo cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado estratégias que aumentem o nível de sucesso do negócio.
Nessa busca, muitas vezes ocorre um erro: olhar para elementos externos e deixar de lado os fatores internos e simples, que impactam totalmente no crescimento da empresa.
Um deles está ligado à saúde organizacional, a qual funciona como uma estratégia para manter a corporação competitiva, atual e com sucesso no mercado.
Você sabe como essa estratégia funciona? Sabe o que é a saúde organizacional? Então, acompanhe esse post e veja como melhorar a saúde organizacional da sua empresa e como ela funciona como técnica de sucesso.
Confira o que você irá encontrar aqui:
- O que se entende por saúde organizacional?
- Como isso impacta no sucesso do negócio?
- Dicas para melhorar a saúde organizacional
O que se entende por saúde organizacional?
A saúde organizacional diz respeito à qualidade, organização e condução dos processos dentro de uma empresa, de maneira geral.
Ou seja, tudo que está relacionado ao modo de operação e funcionamento do negócio, condições de trabalho, métodos aplicados e maneira de conduzir a gestão, está relacionado à saúde organizacional.
Assim, da mesma forma que os seres humanos precisam de cuidados diários na rotina alimentar, atividades físicas, exames e consultas frequentes, uma empresa também precisa sempre rever seus processos, incluir práticas que façam mais sentido entre a equipe e prezar para que esse ambiente esteja completamente saudável.
Do contrário, o sucesso da organização pode ser impactado, enfrentando diversos problemas que, em casos extremos, levam ao fim da corporação.
Continue a leitura e veja como a saúde organizacional pode impactar no êxito da empresa.
Como a saúde organizacional impacta no sucesso do negócio?
A saúde organizacional é um conceito que inclui todos os aspectos no funcionamento de uma empresa, consequentemente, ela se torna extremamente importante para ditar o sucesso ou o insucesso de um negócio.
Isso porque, com ela em dia, uma empresa consegue oferecer melhores condições de trabalho para os colaboradores, os processos são executados com mais qualidade e a produtividade também aumenta.
Dessa forma, devemos considerar quatro aspectos essenciais para valorizar a estratégia de saúde organizacional:
- Motivar e engajar funcionários;
- Melhorar a comunicação interna;
- Melhorar o clima no ambiente empresarial corporativo;
- Proporcionar entregas de produtos maior qualidade.
Esses fatores estão interligados, visto que, um ambiente saudável é mais propício a ter funcionários comprometidos, dispostos e engajados.
Por outro lado, uma equipe engajada consegue estabelecer melhor diálogo, o que se reflete no clima da organização e nas entregas para o cliente final.
Dicas para melhorar a saúde organizacional
Agora que você já entendeu o que é saúde organizacional e como ela impacta no sucesso do negócio, veja as dicas que separamos para você e comece a utilizar essa estratégia em sua empresa!
Faça pesquisas
Uma das opções mais assertivas para verificar e melhorar a saúde organizacional é através da pesquisa.
Assim, é possível elaborar questionários para que os colaboradores possam opinar sobre o ambiente corporativo, sobre os processos e toda a rotina.
Dessa forma, você poderá ter um panorama dos pontos fortes e dos pontos que precisam passar por melhorias. São esses insights que ajudam a promover a mudança.
Consultoria em Análise Organizacional
Uma consultoria em análise organizacional pode promover o “olhar interno” que não paramos para realizar em meio a rotina diária.
Além disso, um olhar externo pode promover uma visão neutra sobre os problemas.
A consultoria pode ainda trazer experiências de outras empresas, por meio de um benchmark, e contrastar com o diagnóstico realizado.
Verifique a taxa de turnover
A taxa de turnover mede a rotatividade dos funcionários, levando em consideração as admissões e os desligamentos durante um período definido.
Caso essa taxa esteja muito elevada, é importante ter atenção, pois se a empresa não consegue manter os talentos, algo de ruim pode estar acontecendo no ambiente corporativo.
Sem falar que essa rotatividade prejudica a imagem e produtividade do negócio, já que fica mais difícil ter uma equipe entrosada e mais experiente.
Incentive o aprendizado
As empresas que valorizam o aprendizado conseguem ter equipes mais engajadas e eficientes, contribuindo para um ambiente saudável.
Por isso, é importante que a organização incentive o aprendizado e a colaboração entre membros.
Uma ótima iniciativa é fechar parcerias com instituições de ensino, oferecendo cursos e treinamentos periódicos, a fim de aprimorar os processos da empresa.
Automatize os processos
Utilizar a tecnologia também é uma iniciativa aliada à saúde organizacional. Isso porque, tarefas repetitivas impedem que os colaboradores estejam empenhados em funções estratégicas, que geram muito mais valor para a organização.
Cuide e valorize os colaboradores
Por fim, uma dica valiosa: valorize seus colaboradores. Reconheça que eles são o recurso mais importante para o sucesso do negócio e merecem cuidados.
Ofereça um ambiente seguro, fisicamente e mentalmente, tenha abordagens amigáveis, feedbacks constantes e esteja disposto a ouvir, flexibilizar e ajudar.
Ainda precisa de uma estratégia para sua empresa? Fale com a Smart3. Estamos te esperando para que você alcance inteligência no mercado.
One Comment