Skip to main content

A automação vem desde muitos anos atrás, mais precisamente no século XVIII quando a humanidade decidiu substituir os procedimentos manuais de produção por máquinas, a fim de ter uma melhora significativa na qualidade de vida e trabalho.

A automação pode ser definida segundo Maitelli, como “conjunto de técnicas destinadas a tornar automáticos vários processos na indústria, substituindo o trabalho muscular e mental do homem por equipamentos diversos.”

Os pontos de partida na avaliação das necessidades futuras para automação são, por um lado, desenvolvimento global e tendências econômicas, e, por outro lado, a maneira como eles são refletidos no desenvolvimento da sociedade e da economia.

Ao desenvolver tecnologias, é possível encontrar soluções para as necessidades básicas da sociedade e da indústria. O desenvolvimento de tecnologia ajuda a manter todos os competitivos atuais e vantagens para criar novos, em diversos campos de atuação.

Para descobrir sobre a importância de inserir a automação de processos na sua empresa, benefícios e tendências, não deixe de conferir este artigo.

Qual a importância da automação de processos?

Nos últimos anos, a automação de processos nas corporações aumentou significativamente. Está capacitando todos os setores, desde empresas de pequeno a grande porte, variando do setor químico ao de agronegócio.

Esses sistemas de instrumentação inovadores transmitem confiabilidade, desempenho, qualidade e segurança de processo, também fornecem a base para estratégias avançadas. De modo geral, simplificam e otimizam operações.

Certamente, o papel principal da automação é em termos de melhoria da produtividade, otimização de tempo e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

Quais os benefícios para a empresa?

  • A facilitação no acesso e fluxo da informação: A operação manual foi substituída por um software específico. Essa troca disponibiliza as informações utilizadas pelo sistema em toda a empresa, facilitando seu acesso e aplicação.
  • Redução no tempo de trabalho:  Quando a automação é introduzida, o tempo para realizar as atividades é significativamente reduzido, pois não há necessidade de realizar operações puramente manuais ou burocráticas. Portanto, permite um melhor uso do capital humano.
  • Possibilita uma gestão segura e eficaz: Graças à agilização e transparência dos processos e à disponibilidade de informações organizadas em uma única plataforma, os gestores de negócios podem ter uma visão mais completa de suas operações.
  • Aumento da competitividade:  Aumenta a competitividade do seu negócio criando um ciclo em que os melhores e mais inovadores métodos possam ser aplicados nos processos de monitoramento, como melhorar-medir-melhorar. Isso se traduz em qualidade superior de produto, atendimento e satisfação ao cliente. Mas também, de maior consciência da marca e valor agregado, desta forma, resulta no aumento dos lucros.
  • Automação centralizada dos dados: O acesso automatizado de várias zonas evita que os funcionários percam tempo com tarefas repetitivas e duplicadas.

Tendência da automação de processos!

Durante esse período pandêmico, muitas empresas inseriram a automação de processos e notaram que houve facilitação nas atividades cotidianas das corporações. Acelerada pela pandemia, a automação ocupou o centro das atenções em 2020, permitindo que as organizações não apenas simplificam tarefas, processos enfadonhos e repetitivos, mas também melhorem o trabalho em casa e resolvam a falta de contato humano.

Segue a lista de tendências

  • Além da automação a orquestração será mais presente: A orquestração incluída neste fluxo de trabalho automatizado é uma forma de configurar, gerenciar e orquestrar sistemas, aplicativos e serviços de TI de forma automatizada.
  • Uso de ferramentas de Inteligência Artificial: A super automação permitirá uma automação mais complexa. Por exemplo, automatizando processos usando fontes de informação díspares. Isso terá um grande impacto na maneira como você trabalha e libera tempo para um trabalho valioso.
  • Low-code / No-code: Esse tipo de tecnologia permitirá que usuários não técnicos desenvolvam aplicabilidades simples e usem ferramentas como inteligência artificial, mesmo que não sejam especialistas.
  • Digital Accessibility – Inclusão nos processos de pessoas com características especiais. Segundo relatórios da OMS e do Banco Mundial, a tecnologia desempenha um papel importante na melhoria da qualidade do trabalho de pessoas com habilidades especiais. Um exemplo desse uso é a engenharia reversa, text-to-speech, permite que o deficiente visual participe do processo de manipulação do texto.
  • Players na automação: A automação está ocorrendo em todos os setores, portanto, haverá uma forte tendência no e-commerce, bancos e seguros no próximo ano. Bancos e seguros são setores onde se utiliza mais informação e enxergam na automação de processos uma forma mais ágil e competitiva de aproveitar essas informações.

Conclusão

Com avanços tecnológicos contínuos, as empresas devem implementar ferramentas essenciais para otimizar custos, tempo e aumentar a eficiência.

Essa tendência, que ganhou mais força no ano passado, deve continuar e revolucionar o uso da tecnologia dentro da empresa. Portanto, nos próximos anos, a distinção clara entre quem automatiza de forma eficaz e quem não automatiza ficará mais nítida.

Conte com o apoio da Smart3!

A smart3 auxilia as empresas a otimizarem seus processos para melhorar seu desempenho no mercado. Isto é, incluindo o auxílio em efetivar a automação de processos, o planejamento e implementação da automação.

Contudo, requer um trabalho detalhado e de qualidade. Por isso, uma empresa de consultoria especializada é a solução para facilitar e garantir a eficácia de todo o processo. Conte com a smart3!

Deseja saber mais sobre automação de processos na sua empresa? Então, fale com nossos especialistas!

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.