Skip to main content

Resultados financeiros positivos são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Entretanto, engana-se quem pensa que essa deve ser a única preocupação. 

Hoje, empresas relevantes e que querem se manter competitivas, devem ter como prioridade suas ações relacionadas ao meio em que vivem. Assim, grandes decisões de gigantes do mercado estão pautadas com base na responsabilidade social e sustentabilidade. 

Isso devido a métricas específicas, sobretudo, como o Environmental Social Governance (ESG). Essa sigla é formada por três fatores: o ambiental, social e governança, que são considerados essenciais para verificar o impacto de uma empresa na sociedade.

Essa temática tem ganhado cada mais vez mais visão valor e a busca por títulos.

Quer saber quais são os critérios ESG e como o mercado está mudando nesse cenário? Então, acompanhe o conteúdo que trouxemos para você, através dos seguintes tópicos: 

  • Por que o ESG ganhou destaque? 
  • Critérios ESG
  • Impacto nos negócios
  • Cenário do mercado nacional

Por que o ESG e seus critérios ganharam destaque? 

Um dos principais aspectos que precisamos entender é que a forma de consumo, investimentos e práticas para o crescimento de negócios, sem pensar nos impactos à sociedade e ao meio ambiente, não possui mais espaço na sociedade. 

Isso porque, o planeta já nos dá sinais de que todos os nossos hábitos devem ser repensados. Essa visão inclui tanto no âmbito empresarial como no mercado financeiro. 

Outro ponto crucial é que o consumidor moderno mudou o seu olhar diante dessa necessidade. Hoje, as pessoas dão mais importância à maneira como as empresas se relacionam nas comunidades, como estão engajadas com sustentabilidade e responsabilidade social. 

Tais fatores superam, muitas vezes, o preço e qualidade do produto que consomem, como pontos mais importantes ao decidir pela compra. Até porque, estamos em uma era de informações mais acessíveis e de maior competitividade entre as empresas, abrindo um leque de escolhas bem maior para o público. 

Por isso, o ESG ganhou ainda mais relevância, visto que os consumidores percebem as práticas da empresa e decidem em consumir de negócios que compartilhem dos mesmos valores. 

Critérios ESG

Como mencionamos, o ESG é baseado em três critérios. Listamos as prioridades que sua empresa precisa atender: 

Ambiental 

Diz respeito ao comprometimento com o menor impacto ambiental na logística, no uso de materiais descartáveis, na redução de desperdícios, entre outros. 

Ressalta-se a importância em incentivar os clientes a executarem escolhas mais conscientes, como realizar a reciclagem e integrar espaços verdes, abertos em suas residências, negócios, entre outros

Social 

Esse critério está relacionado às ações da empresa no respeito à diversidade da sociedade, em todos os aspectos da empresa.

Além disso, é fundamental fomentar o acesso à educação, segurança no trabalho, apoio à sociedade e valorização do comércio local. 

Governança 

No critério de governança, as empresas devem respeitar a inclusão e diversidade entre seus colaboradores e fornecedores. 

É imprescindível ter transparência, comunicando à mídia e aos consumidores o posicionamento da empresa nos componentes do ESG. Contudo, é preciso ainda mostrar os resultados dessas ações, de acordo com a agenda proposta com relação ao ESG. 

Impacto dos critérios ESG nos negócios

Implementar o ESG nos negócios demonstra que a empresa se preocupa com as demandas mais urgentes da população, principalmente em relação as gerações futuras. 

Com esse posicionamento, o principal impacto nos negócios é o aumento da competitividade no mercado. 

Para ter noção da significância dessa implementação, de acordo com a Global Sustainable Investment Alliance, os investimentos baseados na sustentabilidade já representam mais de US$ 31 trilhões, sendo equivalente a 36% dos ativos sob gestão.

A emergência climática também se tornou um dos principais riscos de investimento, com o ESG cada vez mais focado nessas questões. 

Por isso, é fundamental que as empresas compreendam a urgência desse momento. Não só pela competitividade, mas pela sobrevivência com qualidade. 

Cenário do mercado nacional

Comparado ao nível mundial, o Brasil ainda precisa avançar. No entanto, já podemos observar sinais de crescimento significativos. 

A tendência é que o país continue seguindo o movimento global, ampliando medidas que estimulem as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social. 

Assim, em breve, o ESG no Brasil deve se desenvolver ao ponto de se tornar primordial para o sucesso de qualquer empreendimento. 

Portanto, é fundamental começar desde já a pensar em implementar ações para adequar sua empresa aos critérios ESG, prezando pela responsabilidade social e ambiental, além de otimizar a governança. 

Quer ajuda nessa adaptação e manter sua empresa relevante? Conte com a nossa consultoria especializada e mantenha a sustentabilidade e produtividade de recursos em sua empresa.

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.