Todas as empresas, independente do ramo em que atuam, querem alcançar resultados bons continuamente, sustentando-se, mas também sendo relevantes. No entanto, apesar de ser um objetivo comum, nem todos os negócios conseguem se manter sólidos por muito tempo.
Isso ocorre, devido a diversos erros na administração, além disso, o principal deles, é não conhecer profundamente a organização. Até porque, apenas conhecendo bem a empresa, será possível verificar quais são os pontos fortes e em quais fatores existe necessidade de melhoria.
É essa proposta que a análise organizacional oferece, por meio de um processo que ajuda a ter atenção aos desafios, para desenvolver estratégias assertivas, preventivas, bem como resolutivas.
Neste post, entenda a importância da análise organizacional, bem como ela pode te ajudar a melhorar os resultados de seus negócios. Acompanhe os tópicos que separamos:
- O que é análise organizacional?
- Como fazer?
- Benefícios da análise organizacional
- Quando você deve fazer?
O que é análise organizacional?
A análise organizacional consiste em identificar, bem como analisar possíveis problemas em uma organização. É fundamentalmente um diagnóstico que leva em consideração o passado, o presente, mas também a estratégia do negócio.
O objetivo dessa análise é chegar a compreensão de como se dão os processos na empresa, a fim de identificar falhas, pontos de melhorias, pontos fortes e melhorar a eficiência e produtividade.
Com esse panorama, é possível traçar uma estratégia organizacional que ajudará a alcançar os resultados esperados.
Além disso, esse processo ajuda a entender as próximas metas que serão definidas, quais fatores são engajadores e desmotivadores na equipe e como deve ser a atuação de cada colaborador, para atingir a performance esperada.
Por isso, essa é uma tarefa dos gestores da organização, mas que deve ser feita com um diálogo entre toda equipe, já que cada função terá diferentes contribuições, as quais serão importantes para a análise.
Como fazer uma análise organizacional em sua empresa
Para iniciar o processo de análise organizacional, é fundamental que seja feito um estudo para conhecer profundamente qual é a realidade do momento na empresa.
Dessa forma, conhecer o core business, mapear a cadeia de valor, organograma, resultados anteriores, entre outros fatores, irão determinar os próximos passos no processo de trabalho.
Por isso, deve-se analisar a empresa como um sistema composto por outros sistemas, verificando cada entrada, saída e transformação.
Essa análise pode ser desenvolvida em quatro etapas. Veja quais são:
1. Diagnóstico
A primeira etapa consiste em diagnosticar e levantar todas as informações que são relevantes para o negócio. Esse é o momento de fazer reuniões, pesquisas ou até entrevistas, a fim de entender quais são os problemas relacionados às queixas da empresa.
Nessa etapa, identifica-se as necessidades da empresa para que haja uma reflexão dos problemas enfrentados.
2. Modelagem da solução
Depois que os problemas foram encontrados, vem a etapa para a busca de soluções compatíveis. Nessa etapa, é importante escutar a equipe, receber as sugestões para melhorias e validar a melhor opção.
3. Implementação
Na terceira etapa, a organização irá desenvolver, e em seguida implementar as soluções encontradas. Mesmo com uma metodologia definida, pode haver necessidade de mudanças ou adaptações nessa etapa.
4. Treinamento
Com as mudanças implantadas, a etapa final consiste em treinamento. Uma etapa fundamental para que a equipe absorva as adaptações mais facilmente, motivando o envolvimento da equipe.
Benefícios da análise organizacional
Aplicar o processo de análise organizacional gera diversos benefícios. Entre eles:
- Otimizar a estrutura organizacional;
- Desenvolver os colaboradores;
- Identificar problemas antecipadamente;
- Avaliação constante do clima na organização;
- Identificação de necessidade de treinamento e reciclagem;
- Maior entendimento dos processos de trabalho;
- Promover inovação;
- Melhorias de processos contínuos.
Quando você deve fazer uma análise organizacional em sua empresa?
Uma dúvida que sempre surge é sobre quando é necessário fazer uma análise organizacional na empresa.
Essa é uma pergunta em que a resposta irá depender do contexto da empresa. Entretanto, alguns fatores podem ser indicativos do momento para realizar o processo, como:
- Elevação de custos;
- Conflitos constantes na equipe;
- Rotatividade de pessoas e alto absenteísmo;
- Desmotivação geral do time;
- Aumento no número de reclamações dos clientes;
- Operações com pouca eficiência;
- Dificuldade de crescimento;
- Falta de qualidade nas entregas.
Vale ressaltar que é possível identificar outros pontos, o que pode ser particular em cada empresa. Então, é importante verificar momentos oportunos para esse processo, de acordo com a atuação da empresa, sempre integrando as soluções com a realidade da rotina.
A Smart3 Consultoria Empresarial é especializada em estratégia organizacional e estudos de inteligência de mercado. Então, caso você precise de ajuda para melhorar os resultados do seu negócio, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!
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