A inteligência competitiva (IC) é um conjunto de ações que permite analisar o mercado como um todo e ainda às suas tendências, por meio da  construção de cenários. Ela capta e organiza informações sobre concorrência e clientes e tem como principal objetivo fazer com que o processo de tomada de decisão seja mais assertivo e rápido.

Para se ter uma ideia, em pesquisa realizada com mais de 1000 profissionais das áreas de Inteligência Competitiva nos Estados Unidos, cada vez mais e mais empresas estão investindo em inteligência competitiva.

Cerca de 80% das empresas têm pelo menos um funcionário trabalhando em IC, contra 76% no ano anterior. Além disso, cabe destacar o aumento dos investimentos nessas áreas, onde 40% estavam planejando aumentar orçamentos de IC em 2019.

Na prática de Inteligência Competitiva é feito um processo de consolidação das informações vindas de diferentes fontes. Assim é possível trabalhá-las de forma mais estratégica e até mesmo se antecipar às tendências do mercado. Ao detectar e avaliar previamente possíveis oportunidades e ameaças é possível definir estratégias a fim de proporcionar maior evolução.

Atualmente no mercado é comum que as empresas encontrem essas informações sem planejamento, ou seja, através da imprensa e pesquisa com clientes próprios e da concorrência. Dessa forma, só se obtém fatos em andamento, ou que já aconteceram, esquecendo de considerar as possíveis tendências explicitas.

A inteligência competitiva também é um modelo preventivo. Ela busca se antecipar aos movimentos dos concorrentes através da análise de tendências e cenários.

inteligência competitiva

Esse modelo pode trazer várias vantagens para a sua empresa:

  • Identificar ameaças e oportunidades
  • Obter informações relevantes que contribuam com o planejamento
  • Aprender com erros e acertos, seus e dos concorrentes
  • Minimizar surpresas do mercado
  • Entender como as ações da sua empresa irão impactar os concorrentes e o mercado e vice versa

Agora que você entendeu os potenciais benefícios da inteligência competitiva, entenda como aplicar no dia a dia da sua empresa.

1- Identificar questões relevantes para a empresa

Para começar a traçar estratégias é importante entender quais universos norteiam a realidade do seu negócio e identificar quais delas impactam a sua estratégia. Por exemplo, criação de novas tecnologias, novos conceitos de marketing, etc.

2- Interpretar informações e o contexto competitivo

Cada passo do seu concorrente, por menor que seja, pode impactar o seu negócio. Por isso é muito importante estar atento a essas movimentações.

Claro que isso só será possível com o auxílio de alguma ferramenta de captura e análise de dados, além do conhecimento de especialistas na área da inteligência competitiva – data intelligence. Então antes de querer aplicar, preocupe-se em fazer com qualidade o mapeamento dessas informações.

3- Aplicar os conhecimentos de Inteligência Competitiva

Depois que os dados passarem por um filtro, do que é relevante, é hora de traçar estratégias que sejam eficazes. Que ajudem a melhorar o planejamento e a definição de estratégias efetivas.

Aplicando a inteligência Competitiva no seu negócio, você vai perceber que aquelas decisões que eram difíceis e demoradas de serem tomadas, vão ser feitas com mais naturalidade e embasamento, reduzindo os riscos e melhorando oportunidades.

É importante ressaltar que o processo da Inteligência Competitiva deve ser feito com cautela e rigor, para que seja efetiva. Caso contrário, os prejuízos podem ser bastante relevantes, tornando o que era para ser uma decisão segura, em um tiro no escuro.

Ter ações mais estratégicas e de forma preventiva às movimentações do seu nicho faz com que você trabalhe com eficiência. A Inteligência Competitiva é a chave para que você crie um modelo de gestão estruturado e seguro, alinhando as intenções da empresa, com o que é possível construir no cenário em que você está inserido.

A Smart3 tem experiência na área e pode auxiliar a sua empresa a encontrar as estratégias certas, com o objetivo de melhorar cada vez mais seu o desempenho no mercado. Os estudos de IC fazem parte do setor de Inteligência de Mercado da Smart3.

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