Todas as empresas querem conquistar uma grande porção do mercado e se tornar uma corporação líder no segmento, definir essa participação faz parte de sua estratégia de crescimento.
Para atingir esse objetivo, um dos métodos é o uso do Market share, essa estratégia de sucesso necessária para as empresas de todos os portes e setores, mostra parte de seus negócios pertencentes à sua área de atuação, além de avaliar e acompanhar a evolução da concorrência.
Mas, o que é Market share?
Esse termo market share significa “participação de mercado”, refere-se ao percentual de adequação de uma empresa em relação aos concorrentes no campo em que atua. Pode representar valor de mercado, composição de público, preferência de marca, vendas e outros aspectos.
Vale ressaltar que ele é um indicador importante para determinar tendências de mercado com base na análise do comportamento de consumo do seu público-alvo.
Para descobrir sobre os critérios que embasam, como funciona, as vantagens as diferenças entre o customer share e o market share, não deixe de conferir este artigo!
Acompanhe o texto pelos seguintes tópicos:
- Diferença entre Market share e Customer share.
- Estabelecimento de critérios do Market share!
- Como funciona?
- Quais as vantagens para a empresa em ter um Market Share elevado?
- Conte com o apoio da Smart3!
Diferença entre Market share e Customer share
Talvez nunca tenha ouvido falar em Customer share, assim como o Market share essa ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento dos negócios.
A diferença entre elas consistem basicamente no market share ser a participação de mercado que uma determinada empresa tem, incluindo a sua cota do mercado consumidor.
Já o customer share (termo bastante recente), busca conquistar e focar o maior engajamento dos clientes com a marca por meio da oferta de soluções personalizadas e completas. Desta forma, o empresário tem uma perspectiva mais centrada no público e em suas necessidades, disponibilizando opções diferenciadas de compra para que ele se mantenha fiel à empresa.
Essas estratégias são trabalhadas em conjunto e não servem unicamente para o aumento dos lucros das empresas, mas sim, ações que fortalecem o relacionamento entre cliente e marca, não sendo necessário realizar grandes investimentos em marketing.
Afinal, o trunfo do negócio está naquele pequeno diferencial em relação aos concorrentes. 😉
Estabelecimento de critérios do Market share!
Primeiramente, vale ressaltar que não existe uma “receitinha de bolo”, tudo depende do ângulo de análise e dos critérios usados nos cálculos.
Alguns critérios básicos para saber o tamanho do seu negócio são:
- Localização geográfica: basicamente, depende da sua localização e alcance, e até onde você pode chegar para atender ao seu público.
- Público-Alvo: importante saber para quem você está vendendo, quantas pessoas ou empresas.
- Linha de produto (ou serviço): se você deseja saber a cota de vendas na sua área de atuação, é interessante perceber qual produto ou serviço é utilizado como base de cálculo.
Após definir claramente esses critérios, adquire-se uma base para analisar e monitorar continuamente sua participação no mercado, estando ciente dos pontos fortes e fracos de sua empresa.
Como funciona?
Existem basicamente três maneiras de calcular a participação de mercado de uma empresa. Sendo elas através do público-alvo, faturamento e valor de mercado.
Para calcular o valor de mercado de uma empresa, deve-se observar alguns fatores como: quanto vale a sua empresa e os seus competidores. Após obter essas informações, elabora uma estrutura assim:
Market share = valor de mercado da empresa
valor de mercado total das empresas mais relevantes do seu setor
Um exemplo aplicado seria, hipoteticamente, uma corporação que foi avaliada em 12 milhões de reais e os seus 2 concorrentes mais importantes foram avaliados em 10 milhões de reais cada. O cálculo será feito desta forma:
Market share = 12/ (12 + 10 + 10) = 0,37
Logo, seu market share seria de 37%.
Quais as vantagens para a empresa em ter um Market Share elevado?
As empresas apresentam algumas vantagens, quando dispõem de um índice de participação de mercado alto, tais como:
- Aumento da base de clientes: Possui uma base sólida de clientes fidelizados, além de conseguir novos prospects;
- Melhora na reputação da marca: Devido a empresa ganhar amplitude e reconhecimento no mercado, tanto perante os consumidores quanto aos demais concorrentes;
- Mais facilidade para negociar preços com fornecedores: Em virtude da melhora na imagem, muitas vezes surgem novos fornecedores na busca por parcerias em divulgar seus produtos;
- Vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
- Aumento das vendas e lucratividade;
- Geração de novas oportunidades de negócio.
Conte com o apoio da Smart3!
A Smart3 apoia a expansão de toda e qualquer empresa buscando sempre auxiliar na evolução e crescimento dos negócios.
Portanto, se após ler esse artigo, não estiver satisfeito com seu índice de participação ou desejar elaborar estratégias eficientes de mercado para se sobressair em relação aos concorrentes. Entre em contato com a Smart3! A empresa detém os profissionais corretos para auxiliar nesse processo.
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