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Os dados são nosso parceiro de negócios e tornou-se uma realidade de mercado nos últimos tempos. Há algum tempo, pessoas, empresas, bem como profissionais de todas as áreas vêm comentando sobre como usar as informações geradas online e offline para desenvolver estratégias e realmente mudar métodos e atividades. É isso que chamamos de plataforma de inteligência de mercado.

Na tomada de decisões relacionadas aos diferentes públicos-alvo da empresa, a análise de mercado aplicada no planejamento estratégico pode fornecer uma visão mais abrangente e segura. A realização de análises baseadas em dados de inteligência competitiva não se limita a uma área. Essa cultura pode ser usada para tomar qualquer decisão que possa afetar o futuro da empresa.

Acompanhe este artigo e saiba mais detalhes sobre a importância de se ter uma plataforma de inteligência de mercado!

  • Porque usar
  • Como usar
  • Como escolher
  • Quais escolher

Porque usar

A utilização de uma plataforma de inteligência de mercado para o posicionamento da marca é fundamental, pois lhe permite acessar dados muito específicos de nichos de mercado, bem como as novidades divulgadas pelos concorrentes.

Isso lhe dará uma boa compreensão dos programas de desempenho dos quais sua empresa participa. Este é o melhor lugar para começar a realmente melhorar os esforços de marketing.

Por meio do uso da inteligência, as decisões anteriormente tomadas com base em “suposições” ou hipóteses agora têm uma base mais sólida: o conhecimento obtido a partir de dados relevantes, interseccionados e analisados.

Essas informações abrangem todo o mercado através do monitoramento de todas as informações que possam auxiliar de alguma forma a comunicação e as soluções da empresa. Ou seja, esse monitoramento deve ocorrer constantemente.

No entanto, isso não significa que você precisa de uma grande equipe de comunicação, nem significa que sua empresa deva gastar muito dinheiro para enfrentar essa nova realidade de dados.

Estamos falando sobre o fato de que sua empresa precisa priorizar a coleta e análise de informações primeiro. A análise de dados deve ser a primeira prioridade. É aqui que a tecnologia mostra seu valor.

Eles sabem que não existe “segredo do sucesso” que seja igual para todas as empresas. Além disso, toda empresa deve enfrentar uma concorrência acirrada e um maior empoderamento do consumidor.

Portanto, um mecanismo adequado deve ser encontrado para verificar, avaliar e correlacionar informações relevantes. Ele permite que você use os recursos da plataforma analítica para encontrar rapidamente a resposta para sua estratégia.

Como usar

Analisar dados de negócios e coletar informações muito valiosas sobre seu comportamento e a eficácia de seus concorrentes deve ser o foco de suas atividades profissionais.

Nesse caso, com o suporte da plataforma de inteligência de mercado inteligente, você pode:

  • Aproveitar melhor o seu tempo priorizando informações importantes.
  • Tome decisões com base no conteúdo dos dados sem perder tempo com coleções distribuídas.
  • Avalie o contexto irrelevante.
  • Usa informações mais precisas para resolver quaisquer problemas.

Através desse suporte você poderá dar início às atividades de comunicação e acompanhar seu desenvolvimento e a receptividade.

Por fim, ao estudar os dados de mercado, você saberá se um determinado plano alcançou o sucesso esperado. Melhor ainda, você pode decidir se deseja realizar a operação novamente ou abandoná-la completamente.

Com a ajuda de dados, você pode entender as necessidades de seu público-alvo e criar conteúdo direcionado a eles. Além de prever soluções e problemas, gerando ideias e tendo um melhor desempenho na fase de gerenciamento de crises.

Então, ter uma atitude sábia significa analisar as informações diretamente relacionadas à estratégia de marketing da empresa e realizar pesquisas de dados. Além disso, isso significa saber quais ações podem ajudar mais efetivamente seus consumidores e saber que mensagem usar para se comunicar com eles e assim convencê-los.

Contando com o conhecimento dos dados na hora de escolher o melhor caminho para sua campanha, isso pode torná-la mais prática. Então, forneça suporte adicional para poder ficar de olho na quantidade cada vez maior de informações.

Como escolher

plataforma mercado

Ao usar uma plataforma de dados, coletar, extrair, gerenciar e analisar dados se torna uma tarefa mais flexível e igualmente desafiadora.

Em todos os casos, além de garantir a segurança e a qualidade dos dados fornecidos pela plataforma, existem algumas funções importantes a serem consideradas na escolha do que melhor se adapta às suas necessidades (seja um lead de vendas qualificado ou gestão de riscos em processos de fusões e aquisições).

Ao tomar uma decisão de comprar este tipo de ferramenta de análise de mercado, lembre-se de que você precisará selecionar e coletar dados de uma variedade de fontes. Além disso, considere como é fácil visualizar essas informações coletadas, porque os recursos da plataforma devem incluir painéis e relatórios personalizados para análise.

Antes de contratar uma plataforma de dados, solicite uma demonstração empregada à real situação da sua empresa, mas também como utilizá-la no dia a dia dos seus profissionais e equipes.

Encontrar e identificar  potenciais clientes na área de marketing e vendas é essencial para fechar um novo negócio. Com isso, é possível atingir o público interessado e consultar dados que auxiliem na identificação de oportunidades e discussões durante o processo de vendas.

É importante ressaltar que a plataforma deve fornecer fontes de pesquisa com dados atuais, mas também relevantes do  potencial cliente em uma interface para fácil acesso durante a coleta e recuperação.

Qual plataforma de inteligência de mercado escolher

plataforma inteligência de mercado

Selecionamos cinco plataformas que avaliamos estarem entre as melhores do mercado, são elas:

  1. COSTDRIVERS (site)
  2.  Next (site)
  3. Geofusion (site)
  4. Cognatis (site)
  5. Cortex (site)

Aproveite o momento e invista na sua empresa. Está cada vez mais claro que o uso de plataformas de inteligência de mercado potencializam a visibilidade da sua empresa no mercado, além de trazer retorno.

Para encontrar a plataforma que melhor se encaixa com o perfil da sua empresa entre em contato conosco. A Smart3 Consultoria Empresarial é uma empresa especializada em estratégia organizacional, bem como estudos de inteligência de mercado. 

Nosso foco é auxiliar nossos clientes a desenvolver, diagnosticar e planejar os negócios, além disso, com as melhores práticas e sem perder de vista o mercado.

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