Diariamente, as organizações lidam com centenas de dados nos mais diversos setores.
O problema é que, quando esse arsenal de dados não é devidamente utilizado, a empresa deixa de ganhar em diversos aspectos.
Dados soltos são apenas dados, dados organizados e integrados se tornam informações relevantes para a estratégia da empresa.
Nesse contexto, o uso de softwares voltados para a inteligência de dados tem se expandido no meio empresarial.
Isso porque, as empresas compreendem hoje a necessidade do tratamento de dados para a tomada de decisão mais assertiva.
E aí, ficou curioso(a) para entender como a inteligência de dados pode trazer resultados reais para o seu negócio?
Então fica com a gente e continue a leitura desse artigo!
O que é a inteligência de dados?
Antes de chegarmos à cereja do bolo, vamos compreender direitinho sobre o que se trata a tão falada “inteligência de dados”.
Bem, a inteligência de dados se trata da coleta, organização e análise de informações por meio de softwares de automação.
Assim, com a ajuda da tecnologia, os gestores de uma empresa podem tomar decisões estratégicas baseadas em informações que condizem com a realidade do negócio.
Consequentemente, as chances de sucesso dessas ações são bem maiores.
Qual é a importância da inteligência de dados?
Um grande percentual do mercado já entendeu o quanto o investimento nesse segmento pode ser rentável para a empresa.
Isso porque o uso de informações diminui a incidência de erros e campanhas que não são bem-sucedidas.
Dessa forma, é notório a redução de reduz custos e perda de tempo.
De acordo com um estudo realizado pela Zebra Technologies, os investimentos em inteligência de dados em 2019 foram 39% maiores que os registrados no ano anterior.
Para os próximos anos, a tendência é que esses números continuem subindo.
Não há mistérios nem fórmula mágica, a rentabilidade decorrente do uso da inteligência de dados é uma questão de lógica!
Quando uma empresa não percebe o valor da inteligência, ela se torna ultrapassada, por isso, é de suma importância se adequar a transformação digital.
Como a inteligência de dados pode ajudar no seu negócio?
Não podemos tirar o mérito das planilhas do Excel que foram grandes aliadas na gestão de diversos negócios durante a ascensão da tecnologia nas organizações.
Entretanto, essa ferramenta já é considerada ociosa, tendo em vista o surgimento de softwares automatizados.
Atualmente, as principais soluções utilizadas para trabalhar com isso são os sistemas como CRM e ERP.
No campo empresarial, essas ferramentas são de suma importância para a manipulação de dados e extração de informações necessárias à equipe.
Como as empresas têm a necessidade de acumular uma quantidade grande de dados ao longo do tempo, a integração simplifica a rotina operacional.
Veja outros benefícios que a sua empresa pode ter:
Inovação
É possível criar estratégias mais eficazes e detalhadas com a inteligência de dados e, consequentemente, inovar nos produtos e serviços da sua empresa.
Assim, mesmo que o negócio atue em um ramo de mudanças rápidas, a inteligência de dados consegue acompanhar o ritmo de forma a estar à frente da concorrência.
Competitividade
E por falar em concorrência, a competitividade também é otimizada com a inteligência de dados.
Então, além dos dados internos, a empresa pode utilizar essa ferramenta para realizar análises externas.
Dessa forma, a partir da captação, análise e separação de dados, é possível gerar relatórios que apontam quais ações que você precisa tomar de acordo com os movimentos do mercado.
Com isso, você poderá conhecer com profundidade sobre os seus concorrentes e poderá criar ações que aumentarão a competitividade.
Desempenho
A inteligência de dados é um importante protagonista para a avaliação do desempenho dos processos, tendo em vista a utilidade dos KPIs (Key Performance Indicators).
Através dessas métricas, os resultados são avaliados e assim, é possível desenvolver estratégias de melhoria, sempre que necessário.
Como implementar a inteligência de dados?
Como você pôde notar, a inteligência de dados pode trazer benefícios imensuráveis para o seu negócio.
Mas você deve estar com uma pergunta na sua cabeça: como tornar isso realidade na minha empresa?
Vejamos como colocar em prática:
Defina objetivos
Para introduzi-la na sua empresa, é necessário renovar a cultura do uso de dados dentro da empresa.
Ou seja, a equipe precisa entender sobre o que se trata o processo
Assim, quando a equipe estiver ciente, está na hora de definir quais são os objetivos que é preciso alcançar com a inteligência de dados.
Estabelecer prioridades
Todos os dados precisam passar pelos softwares? Qual a urgência da empresa? Quais são os conjuntos de dados cruciais para o funcionamento da empresa?
Essas questões surgem na segunda etapa, no momento do estabelecimento de prioridades.
Somente através dessa escolha, é possível implantar a inteligência de dados.
Ter boas ferramentas
A inteligência de dados se baseia em softwares.
Então, não tem como dar certo a implantação na sua empresa se as ferramentas de automação não estiverem alinhadas com o seu propósito organizacional.
Por isso, escolha aqueles que gerenciam um grande volume de dados de maneira prática e objetiva.
Treinar o time
Por último, e não menos importante, realize o treinamento com as equipes, apresente a ferramenta e os processos, para que todos possam tomar as suas responsabilidades!
Se você quiser saber mais sobre soluções voltadas para a inteligência de dados e Inteligência de Mercado, entre em contato com a Smart3 !