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Com a ascensão da tecnologia, os canais de venda foram ampliados e, atualmente, existe um leque de opções para os gestores.

Entretanto, para muitos, ainda é difícil escolher quais canais de venda são mais efetivos.

Isso porque, cada tipo de negócio requer uma estratégia singular, que funcionará de acordo com a complexidade do produto ou serviço que é oferecido pelo estabelecimento.

Sabendo dessa situação, para escolher de maneira mais assertiva, a chave é entender a persona do seu negócio.

Assim, você poderá conhecer como ela consome informações e por quais meios estão mais propensos a se relacionar. 

Bem, mesmo com tantas variáveis, existem algumas estratégias que funcionam para os mais diversos segmentos do mercado, e elencamos elas nesse artigo!

Então, continue a leitura e conheça 4 canais de vendas para não perder nenhum negócio!

Acompanhe! 

Google Ads

O Google é um grande parceiro quando o assunto são as vendas online e, entre a sua gama de ferramentas, você pode usufruir do Google Ads.

Essa é uma estratégia de marketing digital que consiste em comprar palavras-chave para aparecer como resultado de busca desses termos.

Nessa ferramenta, você pode apresentar anúncios para os clientes quando procurarem empresas como a sua na Pesquisa Google e no Maps.

Então, por exemplo, se um usuário digitar “limpeza de carro” e a sua empresa utilizar o Google Ads, normalmente o seu site aparecerá no topo da lista de resultados do site de busca.

Vale lembrar que o Ads é indicado para encontrar compradores que já tem certeza do que querem comprar e procuram ativamente por isso.

Marketplace

O Marketplace é uma estratégia que está fazendo bastante sucesso atualmente e é bem requisitado no e-commerce.

Basicamente, podem comercializar seus produtos em uma única plataforma.

As mais conhecidas para esse fim são Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Submarino e Mercado Livre, Dafiti, entre outras.

O interessante do Marketplace é que a sua marca ganha visibilidade, principalmente se a sua empresa for pequena.

Isso porque a presença em um site marketplace grande pode trazer maior credibilidade.

Mas, para isso, as empresas devem se adequar às regras de divulgação e demanda de estoque exigidas.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia veterana de mercado, mas que nunca sai de moda.

E, você, como um bom gestor de negócios, precisa colocar a sua empresa na caixa de entrada dos clientes!

Nesse contexto, o e-mail marketing é uma ferramenta interessante porque consegue personalizar melhor a mensagem que sua empresa quer passar ao público.

Para isso, é necessário que você já tenha uma boa base de leads que vão receber esses e-mails.

Assim, com a segmentação de forma correta, é possível ter ótimas oportunidades de negócio.

Afinal, com os e-mails, você pode falar sobre as vantagens dos seus produtos e serviços, oferecer descontos exclusivos e muito mais!

Redes sociais

De acordo com o The Global State of Digital in 2019, 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas.

Então, isso representa mais de 66% da população inteira do país. 

Nesse contexto, usufruir das redes sociais como o Facebook e o Instagram é uma grande oportunidade para o crescimento do seu negócio.

Atualmente, essas redes sociais já oferecem opções para venda de produtos e serviços.

No Facebook, a empresa pode ter uma página própria para divulgar o que comercializa.

Além disso, há também a opção de marketplace, que atinge possíveis compradores que estão na região onde sua empresa se encontra.

Já na conta comercial do Instagram, a empresa pode mostrar valores de cada produto nas próprias fotos.

Quais os melhores canais de venda para o meu negócio?  

Agora você deve estar se perguntando: ok, mas qual canal de venda aplicar no meu caso?

Bem, as opções são diversas e existe a possibilidade de o gestor combinar os vários canais, desde que o time comercial consiga gerenciar.

Entretanto, é necessário salientar que, incluir o máximo de canais possíveis não é sinônimo de sucesso!

Saiba que é preciso filtrar o que funciona melhor e tem mais impacto nas vendas fechadas pela sua equipe.

Então, na hora de escolher o canal de venda mais adequado, pense nas seguintes questões:

1) Quais são os meios que a sua empresa terá mais alcance e impacto no público

2) Como se comporta a persona do meu negócio?

3) Qual o tipo de produto ou serviço que sua empresa comercializa? É mais viável uma comunicação mais efetiva presencial? É possível vender online?

Depois dessas avaliações, com certeza a sua equipe poderá se prontificar para começar uma nova fase de vendas na sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas de como desenvolver, diagnosticar e planejar as oportunidades em seu negócio, entre em contato com a gente. A Smart3 está te esperando com as melhores soluções.

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