Skip to main content

A cada dia que passa, a palavra sustentabilidade vem ganhando destaque e espaço nas discussões de mesa quando elaborado algum projeto empresarial. 

De acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), devemos estar atentos que os recursos naturais são limitados quando se fala em desenvolvimento sustentável. Portanto, o desenvolvimento sustentável é a capacidade das gerações presentes em atender às suas necessidades atuais sem comprometer as demandas futuras.

Talvez um dos maiores desafios das empresas seja se destacarem no seu ramo de atuação, assim, obtendo como resultado o sucesso da instituição. Nesse sentido, a inserção da sustentabilidade nesse meio empresarial tem um papel importantíssimo na busca por esse reconhecimento.

Com a chegada do Covid-19 (abreviação de Coronavirus Disease/2019), as corporações perceberam ainda mais a necessidade da busca por hábitos sustentáveis. Isso sustenta o processo contínuo de transferência de valor que algumas já incorporavam. 

Para descobrir quais as previsões para as empresas pós pandemia, não deixe de conferir este artigo.

Nele é possível entender mais sobre sustentabilidade empresarial, a sua importância e os desdobramentos futuros. Para acompanhar o artigo, confira os seguintes tópicos:

  • O que é sustentabilidade empresarial?
  • Quais as vantagens de uma política sustentável para a sua empresa?
  • Quais as previsões para as empresas pós pandemia? 
  • Conte com o apoio da Smart3!

O que é sustentabilidade empresarial?

Com certeza você já deve ter escutado sobre sustentabilidade, mas sustentabilidade empresarial já ouviu falar?

Bem, a sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações realizadas por uma empresa com objetivos operacionais mais conscientes. São empresas que possuem metas fundamentalmente sustentáveis ​​e socialmente responsáveis, aliadas à melhoria social e adequadas aos cenários de negócios em que atuam.

Segundo Aron Belinky, coordenador do master em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas e coordenador dos Programas de Consumo e Produção Sustentáveis ​​do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVC), explica que logo depois da Eco-92 e da Agenda 21, não era mais possível imaginar uma empresa que não se preocupasse com o todo, atualmente, a sustentabilidade empresarial encontra-se no terceiro estágio. 

Quais as vantagens de uma política sustentável para a sua empresa? 

Além de ter grande importância socioambiental, ajuda as empresas a se posicionarem positivamente perante os consumidores e a sociedade.

  • São ações que ganham todos os envolvidos; 
  • Apresentam custos de produção reduzidos;
  • Há economia através de atitudes, tais como, por meio da reciclagem, do reaproveitamento da água e da matéria-prima restante e da economia de energia elétrica;
  • Melhora das condições ambientais globais. Afinal, empreendedores com filhos e netos vivem em um futuro para melhor ou para pior, dependendo do que está acontecendo hoje;
  • Satisfação dos colaboradores e empregados, devido à sua consciência ambiental, muitas pessoas ficam felizes em trabalhar para uma empresa sustentável.

Quais as previsões para as empresas pós pandemia?

A pandemia mostrou o que já sabemos há muito tempo. A sustentabilidade empresarial não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. As empresas devem adotar processos para contribuir ativamente com todas as conexões na sociedade.

A logística reversa é uma das estratégias de sustentabilidade empresarial mais promissoras para o cenário pós-COVID. Isso é devido ao aumento de 20% a 40% na quantidade de lixo doméstico reciclável coletado. Portanto, a logística reversa é a melhor solução para gerenciar adequadamente esse tipo de resíduo e auxiliar as cooperativas durante e pós crise sanitária. 

Uma tendência importante que irá aumentar é a Transparência Radical, devido às expectativas dos consumidores em relação aos materiais, integridade, segurança e o que está por trás de cada processo de produção ter aumentado. As pessoas não querem mais consumir apenas as melhores ofertas, estão em busca de um setor aberto aos produtos e transparente na sustentabilidade empresarial.

As empresas que oferecerem as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) estarão cada vez mais populares entre as corporações e esses produtos, conhecidos como fundos de sustentabilidade, apresentarão resultados cada vez mais promissores, gerando mais rentabilidade e melhor valor agregado para a empresa.

Uso de plataformas digitais, que visam contribuir com a maioria das atividades do dia a dia podendo beneficiar a empresa, seus colaboradores, o meio ambiente e a sociedade em geral, além disso, o trabalho em estilo home office é tendência em permanecer.

Mais um fator vantajoso, é ascensão das ações na bolsa de valores, os investidores estão cada vez mais atentos à compra de ações em empresas social e ambientalmente sustentáveis.

Conte com o apoio da Smart3!

A Smart3 busca oferecer as melhores soluções em sustentabilidade para as demandas de nossos clientes.

Portanto, se necessitar de trabalhos relacionados a Sustentabilidade e Produtividade de Recursos, conte conosco! Incorporamos as práticas e visões socioambientais com a visão holística, estamos voltados para atender as mais diversas temáticas dos nossos clientes.

Então não perca mais tempo e fale com nossos especialistas!

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.