Skip to main content

Um maior número de dados é cada vez mais necessário para tomadas de decisão mais assertivas dentro das organizações. Essa relação entre informação e estratégia envolve dois tópicos empresariais: estratégia organizacional e inteligência de mercado. Tais assuntos já foram discutidos separadamente em nosso blog, mas qual a importância dessa relação, quando utilizados em conjunto?

Estratégia organizacional

Através da análise de fatores internos e externos as empresas podem formular e implementar estratégias pensadas para necessidades particulares. Essas estratégias são definidas tanto para os objetivos e metas a curto prazo e longo prazo. Elas englobam atividades rotineiras e também definem onde a empresa quer chegar e quanto quer crescer até determinado período.

Portanto, a estratégia organizacional interfere diretamente no desempenho da empresa. Por outro lado,  a inteligência de mercado entra justamente para trazer ainda mais detalhamento às estratégias.

Inteligência de mercado

A inteligência de mercado (IM) é o processo de obter, analisar e disseminar dados e informações do mercado para trazer insights e ajudar na formação de estratégias. Com essas informações é possível entender as tendências econômicas e do mercado e, assim, prever oportunidades e possíveis ameaças futuras.

Seguindo 4 linhas de atuação, a inteligência de mercado lida com a análise: de clientes, do mercado concorrente, características do produto e preços e dos canais de vendas.

Com a análise desses fatores, a inteligência de mercado possibilita um entendimento amplo do mercado e da concorrência. Dessa maneira, a IM traz informações que podem ser utilizadas para o aumento da competitividade e produtividade.

A relação entre inteligência e estratégia

estratégia e inteligência

As informações e dados são de suma importância no momento de definir estratégias e nas tomadas de decisão. Implementar estratégias, com embasamento dos dados, é a forma da empresa se diferenciar e se destacar no mercado e estar preparada para se adaptar à eventuais crises e oportunidades. Sendo justamente esse o objetivo de possuir estratégias organizacionais eficazes.

Cada vez mais, as empresas estão percebendo a necessidade dessa união – estratégia e inteligência. Consequentemente, estão criando departamentos exclusivos para lidar com inteligência visando a criação de estratégias ou ainda colocando equipes em setores de marketing. Apesar do marketing lidar com a marca e a comunicação, também lida com o mercado em geral, e, portanto, é o setor que abriga as equipes de inteligência.

Como colocar tudo isso em prática?

Especialista em estratégia organizacional e inteligência de mercado, a Smart3 entende a importância do alinhamento da inteligência e da estratégia. Com a consultoria empresarial da Smart3 a sua empresa tem a oportunidade de planejar e implementar as melhores práticas do mercado, pensadas para otimizar ainda mais seu desempenho.

CONTATE NOSSOS ESPECIALISTAS!

One Comment

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.