Skip to main content

Sustentabilidade é uma pauta mundial, todas as nações discutem sobre o desenvolvimento da sociedade sob a perspectiva da preservação ambiental. Desse modo, as empresas que almejam se manter competitivas no mercado devem entrar na onda da sustentabilidade. É claro que, o propósito do caminho pela sustentabilidade não deve se embasar exclusivamente no lucro.

Na realidade, cuidar do meio ambiente é premissa para o equilíbrio do convívio entre a humanidade e a natureza.

Bem, em meio a tantos desafios em que as empresas devem considerar, como questões econômicas e sociais, o ramo ambiental também necessita de um planejamento estratégico.

Tendo em vista essa necessidade de orientação, desenvolvemos esse artigo para embasar você a começar o caminho de sustentabilidade na sua empresa.

Então, continue a leitura e tenha a base para iniciar uma trajetória sustentável!

O que é uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável é aquela que funciona colaborando com o desenvolvimento da sociedade, deixando contribuições positivas para o meio ambiente. 

Desse modo, para tornar a empresa sustentável, muitas empresas incorporam práticas sociais e ambientais para atender as necessidades da sociedade.

As empresas sustentáveis estão embasadas em três pilares: econômico, ambiental e por fim, social. 

Assim, observamos uma maior abrangência do que seria uma empresa realmente consciente e com atitudes que respeitem o ambiente e a sociedade. 

Hoje, para ser considerada uma empresa sustentável, é necessários esforços maiores do que pequenas mudanças na produção, incentivo aos funcionários a terem suas próprias canecas ou ter gestão de resíduos.

Isso porque essas ações deixaram de ser um diferencial e passaram a ser atitudes básicas.

Uma empresa sustentável de verdade deve ser o orgulho para clientes, mas também para os próprios colaboradores.

Para iniciar uma jornada de sustentabilidade da sua empresa, então você pode começar por diversos caminhos.

Isso porque existem caminhos divergentes para a implementação de processos sustentáveis, apesar de eles se encontrarem no final.

As ações voltadas para a sustentabilidade podem ir desde ações simples como a coleta seletiva até a instalação de máquinas e equipamentos mais econômicos e com menor nível de emissões.

No quesito normas, as empresas podem optar por implantar a ISO 14001, uma certificação dos padrões para o sistema de gestão ambiental das organizações. 

Através da ISO 14001, a sua empresa pode se tornar mais sustentável ao redesenhar seus processos com base nos principais padrões de sustentabilidade.

Passos para se tornar mais sustentável 

Agora que você entendeu em detalhes sobre o que é uma empresa sustentável, bem como alguns aspectos sobre o caminho da sustentabilidade, acompanhe alguns passos para fazer acontecer na sua empresa:

Analise a situação atual da sua empresa

A primeira ação a ser tomada é olhar para dentro da sua empresa, com uma visão panorâmica ou uma análise organizacional.

Inclusive, ao pensar em estratégias de sustentabilidade, é de suma importância que haja representantes de todos os setores para explanar quais são os problemas emergenciais

Como você viu anteriormente, sustentabilidade não diz respeito somente ao cuidado com o meio ambiente.

Na verdade, existe uma preocupação com relação às pessoas também.

Então, situações como processos trabalhistas, metas não batidas ou perda de clientes, precisam ser analisadas.

Com isso, podemos falar em jornada em busca de sustentabilidade para enfrentar a crise imediatamente. 

Não somente, nesse primeiro momento é necessário analisar quais são os pontos de atenção na relação “empresa X meio ambiente”.

É preciso se antecipar ao futuro e responder hoje as questões de amanhã.

Formule estratégias de sustentabilidade 

Depois dessa análise minuciosa, agora é hora de aplicar ferramentas de gestão que possam dar uma melhor visão do que foi discutido na primeira etapa.

A dica aqui é a utilização do SWOT:

  • Strengths (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

Através do SWOT você poderá traduzir os pontos fracos e fortes em oportunidades de negócios que serão a base de sua estratégia.

Estabeleça metas e indicadores no caminho da sustentabilidade

Agora que você conhece a sua empresa, chegou a hora de escolher as metas prioritárias e as técnicas de minimização dos impactos negativos para a sociedade e para a natureza.

Além disso, vale salientar que para acompanhar o desempenho das ações, é de suma importância ter a ajuda de indicadores que mensuram os resultados.

Busque parceiros sustentáveis

Além dos colaboradores e clientes, as empresas contam com parceiros para sustentar a cadeia produtiva do negócio.

Por isso, desde a compra de insumos até a distribuição aos clientes devem ser considerados parceiros preocupados com a sustentabilidade.

Isso porque, para definir que uma empresa é sustentável, os seus fornecedores também precisam praticar sustentabilidade em suas atividades.

Engaje toda equipe!

O projeto de sustentabilidade não deve se restringir à gerência da empresa.

Na verdade, para dar certo, todos os colaboradores devem estar alinhados ao mesmo propósito.

Nesse momento, o RH é imprescindível para repassar as metas para toda a empresa, além de esclarecer sobre os objetivos.

Somente assim, tudo poderá sair conforme o esperado.

Sem a integração orgânica com os funcionários, as estratégias de sustentabilidade vão por água abaixo!  

Se você ainda tem dúvidas de como desenvolver o caminho da sustentabilidade na sua empresa, então entre em contato com a gente. A Smart3 está te esperando com as melhores soluções!

 

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.