Skip to main content

Você sabe o que é um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a importância para sua empresas? Já pensou em implementar o SGA? E obter o certificado da ISO 14001? Se você não tem ideia do que são essas siglas, acompanhe o artigo e saiba mais! 😊

ISO 14001 é a norma internacional que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental eficaz. Ele fornece uma estrutura que uma organização pode seguir, em vez de estabelecer requisitos de desempenho ambiental.

Parte da família de normas ISO 14000 é sobre gestão ambiental, a ISO 14001 em específico é uma norma voluntária que as organizações podem utilizar para se certificarem. Integrando-o com outros padrões de sistemas de gestão, mais comumente ISO 9001, pode ajudar ainda mais na realização dos objetivos organizacionais estabelecidos de gestão ambiental eficaz.

De acordo com a Organização Internacional para Padronização (ISO), um Sistema de Gestão Ambiental é destinado a “gerenciar aspectos ambientais, cumprir obrigações de conformidade e abordar riscos e oportunidades”.

Por meio da implementação de SGAs, baseados em conscientização e em conformidade com padrões certificados, as empresas podem desenvolver uma cultura de conscientização ambiental.

Para entender um pouco mais sobre o Sistema de Gestão Ambiental, acompanhe o artigo pelos seguintes tópicos:

  • Importância do Sistema de Gestão Ambiental
  • Aplicações do SGA nas empresas
  • Como ter um Sistema de Gestão Ambiental eficaz
  • Benefícios do Sistema de Gestão Ambiental

Importância do Sistema de Gestão Ambiental

Sabe-se que, as empresas, de modo geral, são as principais responsáveis pela poluição ambiental. Devido a esses grandes impactos, aumentaram as preocupações com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente, bem como a proteção da saúde humana.

Um SGA aborda o impacto ambiental das atividades de uma organização e estabelece metas e procedimentos que irão melhorar o efeito que tem no meio ambiente e na saúde humana.

Desta forma, tem-se 3 fatores importantes no qual, as empresas devem cogitar a possibilidade de implantação desse sistema.

1 – Conformidade Federal: O estabelecimento de um sistema de gestão ambiental garante que as organizações mantenham a conformidade com os regulamentos ambientais federais.

2- Saúde pública: Um sistema de gestão ambiental protege a saúde e a segurança pública, estabelecendo procedimentos para limitar ou eliminar a entrada de substâncias nocivas no meio ambiente, incluindo sistemas públicos de água.

Um sistema de gestão ambiental é uma política em evolução que busca diminuir continuamente os impactos negativos sobre o meio ambiente.

3- Planos de Emergência: Um plano de resposta a emergências faz parte de um sistema de gestão ambiental. Esses planos estabelecem táticas a serem seguidas que preparam as organizações para responder de forma rápida e eficiente em caso de emergências ou acidentes.

Aplicações do SGA nas empresas

As aplicações do sistema de gestão ambiental são de acordo com as normas da ISO 14001. O SGA é aplicável para qualquer organização que deseje:

  • Implementar, manter e melhorar um sistema de gestão ambiental;
  • Certificar – se de que está em conformidade com sua política ambiental declarada;
  • Demonstrar conformidade com os outros requisitos estabelecidos;
  • Buscar certificação/registro de SGA por uma organização externa/certificadora;
  • Determinar e declarar sua conformidade com a Isso 14001.

Como ter um Sistema de Gestão Ambiental eficaz?

Um SGA normalmente contém a estrutura organizacional, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para determinar e implementar a política ambiental (Netherwood,1996).

Através do desenvolvimento de um SGA as organizações serão capazes de identificar os impactos que são relevantes para a empresa. Isso, por sua vez, permitirá que recursos e procedimentos sejam focados e priorizados nas questões com maior demanda.

Logo, para contribuir para a melhoria do desempenho ambiental, um bom SGA deve:

– Ser implementado em um nível estratégico e integrado aos planos e políticas corporativas.

– O comprometimento de alto nível é necessário para que a alta administração entenda seu papel na garantia do sucesso de um SGA.

– Identificar os impactos da organização no meio ambiente e definição dos objetivos e metas claras para melhorar a gestão desses aspectos, bem como o desempenho ambiental geral do negócio.

– Ser projetado para fornecer e gerenciar a conformidade com as leis e regulamentos ambientais. Deve também, de forma contínua, instigar rapidamente ações corretivas e preventivas em casos de inconformidade legal.

– Permitir o bom gerenciamento dos recursos e benefícios financeiros.

– Incorporar métricas de desempenho que possam ser comunicadas de forma transparente nos relatórios anuais.

Benefícios do Sistema de Gestão Ambiental para as Empresas

Os benefícios para as empresas em implementar um SGA eficaz são os seguintes:

– Redução dos impactos ambientais negativos: quando se elabora um bom sistema de gestão ambiental. Consequentemente, tem-se boas práticas reduzindo os impactos negativos da corporação sobre o meio ambiente.

– Melhor reputação: com implantação do SGA e certificação, os investidores, acionistas, comunidade e consumidores tem uma melhor concepção do empreendimento, logo maior interesse em investir e/ou comprar seus produtos.

– Aprimoramento do desempenho regulatório e, portanto, menor risco de multas por descumprimento da legislação ambiental.

– Redução do desperdício.

– Os lucros aumentam devido a custos mais baixos: ao conseguir ter um SGA eficaz tem-se uma redução de custos devido as melhorias realizadas.

– Aumento da credibilidade.

– Garantia de uma abordagem holística do impacto ambiental.

– Melhoria do clima organizacional.

– Conservação de recursos.

Cada dia mais, as empresas buscam mecanismos para minimizarem os impactos de suas atividades. Em geral, buscam produtos e serviços condizentes com a sustentabilidade. Uma forma para as empresas evoluírem é a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental. 😉

Conte com a Smart3

A smart3 auxilia os clientes a atingirem os objetivos sustentáveis. Uma dessas formas é a inserção de planos de adequação de acordo com o perfil de cada organização.

Deseja saber mais sobre o Sistema de Gestão Ambiental e como será vantajoso para sua empresa? Fale com nossos especialistas!

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.