Skip to main content

A sua empresa se preocupa com o consumo sustentável de seus clientes? 

Se ainda não, está na hora de repensar essa questão! 

O Brasil é o país com mais consumidores ecologicamente conscientes e quem apontou isso foi uma pesquisa realizada em 2015, pela consultoria PwC.

Os dados apontam que 95% dos executivos, empresários e público consumidor estão atentos e preocupados com as questões voltadas o consumo sustentável.

Ainda, nesse estudo, foi identificado que os brasileiros preferem adquirir produtos e serviços de empresas que atuem em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Pensando na relevância desse tema, vejamos aqui neste artigo alguns dos principais motivos para ser uma empresa sustentável.

Continue a leitura e fique por dentro!

O consumidor se preocupa com a sustentabilidade?

A resposta para essa pergunta é dada por uma pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil.

De acordo com o estudo, 98% dos brasileiros acreditam que o consumo exacerbado dos recursos naturais são responsáveis pelas mudanças climáticas e impactos negativos.

Diante dessa preocupação, é evidente que os consumidores passem a olhar com outros olhos as marcas que eles consomem.

Afinal, são justamente as organizações, em especial, as de grande porte, que exploram boa parte dos recursos naturais.

Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 55% dos entrevistados disseram que frequentemente ou sempre dão preferência a empresas ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

E essa não é a única pesquisa que aponta essa realidade! 

De acordo com um estudo da Marketing Union + Webster, 70% dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam não se importar em comprar produtos e serviços de empresas que adotam práticas sustentáveis, mesmo que isso signifique pagar mais.

Ações que motivam a preferência ou admiração dos consumidores

Um levantamento realizado pelo Instituto Akatu em 2013 revela que os brasileiros têm aderido a práticas e comportamentos sustentáveis no seu dia a dia.

Os brasileiros passaram a um consumo mais sustentável por meio da racionalização do uso d’água, apagar as luzes desnecessárias e economizar papel, por exemplo.

Nessa realidade, a decisão de compra do consumidor passa a ser impactada diretamente.

Afinal, as empresas das quais o público consome os serviços e produtos precisam levar em consideração a mesma filosofia de sustentabilidade.

Nesse mesmo estudo da Akatu, foi revelado que, das 800 pessoas entrevistadas, 52% destacaram como motivadores de preferências ou admiração por determinadas empresas não maltratarem os animais.

Além disso, 46% responderam que as organizações devem ter selos de proteção ambiental e 44% disseram admirar e preferir empresas que ajudam na redução do consumo de energia.

Dicas uma empresa promover o consumo sustentável

Agora que você já pôde perceber que todos os estudos apontam que a maioria dos consumidores de fato dão preferência a empresas sustentáveis, então está na hora de mudar a realidade do seu negócio!

Vejamos aqui 3 dicas para começar a repensar as atitudes dentro da sua organização:

Invista no marketing verde

Os consumidores da atualidade são os mais exigentes quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade.

Hoje, as pessoas estão mais conscientes sobre os impactos ambientais causados pelo produto ou serviço que está consumindo, o que não falta são informações na internet!

Nessa realidade, é fundamental montar uma estratégia de marketing que sempre busque valorizar os benefícios que o seu produto pode gerar para o meio ambiente.

Lembrando que o que deve ser feito não é enganoso.

O marketing verde busca evidenciar o posicionamento ecológico da sua empresa, expondo esse pensamento sustentável desde o nível de desenvolvimento até mesmo a embalagem do produto.

Assuma princípios ambientais

Ser uma empresa sustentável representa um grande poder no mercado, tendo em vista que o número de consumidores brasileiros conscientes tende a subir.

O problema é que existe uma grande desconfiança sobre as propostas e atitudes “verdes” realizadas pelas empresas.

E não é para menos! O que não faltam são empresas tentando passar uma imagem de sustentabilidade sem colocar em prática no dia a dia.

Para ser uma empresa verde de verdade, é preciso estar comprometida com as questões da sustentabilidade e assumir os princípios ambientais.

Nesse sentido, o empreendimento deve ter uma gestão séria, ser um  economicamente viável, socialmente justo, culturalmente aceito e ecologicamente correto.

Empregue os 3 R’s e os 4 S’s

Na prática, as empresas sustentáveis devem aderir a atitudes que podem ser resumidas em algumas letras:

Os 3 R ‘s: Reduzir, reutilizar, reciclar.

Os 4 S ‘s: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do consumidor e Aceitação Social.

Essas ações permitem que a empresa saia da superfície de um puro marketing sustentável e passe a realizar atitudes reais.

Consequentemente, a empresa poderá desfrutar dos bons retornos, como economia de energia e recursos no processo de produção, aumentando a margem de lucro do negócio com qualidade.

Conclusão 

A preocupação com o meio ambiente está cada vez maior e tem se tornado uma tendência do mercado ser uma empresa amiga da natureza.

Nesse cenário, é fundamental buscar inovação e se reinventar. Adicionalmente, não é nada fácil atrair um consumidor engajado e bem informado em relação às questões ambientais.

Para te ajudar nessa missão, conte com a Smart3! Somos uma  consultoria empresarial, especializada em estratégias de sustentabilidade que auxiliam os nossos clientes a se tornarem campeões no mercado, com melhores práticas corporativas.

Entre em contato conosco e saiba mais

Leave a Reply

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Close Menu