Para uma gestão empresarial é imprescindível que haja o controle e monitoramento de informações. Pois, isso permite antever possíveis crises e planejar melhor a empresa para qualquer situação.
E um exemplo de supervisão indispensável para essas empresas florestais é o inventário florestal. Essa medida traz muitas vantagens para as empresas, no entanto, a falta desse recurso também pode resultar em prejuízos.
Mas, quais são eles?
Para descobrir sobre os impactos de não realizar um inventário florestal, não deixe de conferir este artigo.
Nele é possível entender mais sobre o inventário florestal, a sua importância e também os desdobramentos de ter ou não tê-lo. Para acompanhar o artigo, confira os seguintes tópicos:
- O que é inventário florestal?
- Qual a importância de ter um inventário florestal atualizado?
- Quais são os impactos de não realizar um inventário florestal?
- Conte com o apoio da Smart3!
O que é inventário florestal?
Segundo Hush e colaboradores (1993), o inventário florestal compreende um procedimento para obter informações sobre a quantidade e qualidade dos recursos florestais.
Com ele é possível extrair diversas características sobre as árvores, como altura, diâmetro, presença de pragas, danos mecânicos, entre outros.
Consequentemente, pode-se conhecer o estoque de madeira disponível, estimar a informação para a área total e, com isso, programar os ciclos de corte e também criar planejamentos estratégicos.
Existem diversos tipos, em geral, eles são realizados a partir de amostragem de áreas conhecidas e que, posteriormente, serão extrapoladas para a população total, com isso, gerando economia de tempo e recursos. Assim, diferentemente do censo – que utiliza a medição de todas as árvores para gerar resultados. Resumidamente, as formas mais comuns de inventário são:
Convencional
Também conhecido como inventário temporário, este método é mais comum e apresenta exatidão quando realizado. Afinal, ele é utilizado para saber a quantidade de madeira em estoque.
Contínuo
Este, por sua vez, é utilizado para analisar um marco de tempo maior. Neste caso, a média anual de volume de madeira e com isso, identificar as mudanças ocorridas no período.
Inventário florestal de pré-corte
Este inventário tem o objetivo de informar o volume de madeira de cada ativo florestal para ser cortado e então comercializado.
Sobrevivência
Neste último caso, o estudo é feito visando identificar o percentual de falhas e também de sobrevivência das mudas de árvores.
Além desses inventários, há outros aspectos que diferenciam os levantamentos sejam por abrangência ou obtenção de dados (censo/amostragem).
Ademais, também é possível ter diferentes inventários florestais desde o nível de detalhamento ou dos objetivos dos mesmos. Como por exemplo, o inventário tático e o inventário estratégico.
Todos estes aspectos variam a partir das etapas do levantamento que envolvem grau de precisão, escolha da população e etc.
Qual a importância de se realizar
Independentemente do tipo de inventário florestal, é importante que uma empresa realize o levantamento. Assim, com base nos dados é possível criar planejamentos a partir da identificação de:
- Ciclos de corte;
- Volume de madeira por sortimento;
- Desenvolvimento da floresta;
- Produtividade média da floresta;
- Identificação das espécies e entre outros.
Todos esses fatores são importantes para uma boa gestão florestal, afinal, com eles é possível ter planejamentos bem embasados. Ademais, após implementar estratégias, é realizável o monitoramento com novos inventários.
Esse ciclo é importante para tomar decisões assertivas.
Quais são os impactos de não realizar o inventário florestal?
Com a realização de um inventário florestal, a empresa tem total controle sobre seus ativos. Por isso, quando uma corporação deixa de fazê-lo, ela não tem o real conhecimento sobre a produtividade das florestas e os desdobramentos disso para a instituição.
Além disso, quando uma empresa pretende negociar uma floresta, é preciso atualizar o inventário. Pois isso garante a precificação justa do que está sendo negociado principalmente frente aos preços do mercado.
E por último, mas não menos importante, a ausência de um inventário florestal inabilita muitas ações da empresa. Entre elas está o fato de não poder efetuar ações de manejo fora do período adequado às florestas.
Esse fator é muito importante pois incide diretamente no grau de otimização da produção e também da qualidade das florestas.
Conte com o apoio da Smart3!
Devido às razões acima, você pode precisar de ajuda para realizar um inventário corretamente. Neste sentido, a Smart3 apoia todo o processo produtivo florestal e, por isso, detém os profissionais corretos para auxiliar no inventário florestal.
Portanto, se após entender a importância do inventário florestal e precisar realizar um, faça a escolha certa!
Pois, você irá precisar da ampla experiência na condução, auditoria e gestão de inventários florestais que a Smart3 tem!
Então não perca mais tempo e fale com nossos especialistas!
2 Comments