A realização de um estudo de mercado confiável implica na coleta e organização dados confiáveis e a aplicação de ferramentas e conhecimento técnico específico para a obtenção de insights, tendências e conclusões.
Mas antes de sair mobilizando a equipe, calma, antes de tudo, vamos pensar em razões para realizar um estudo de mercado: Você conhece o seu público alvo ou sabe porque os seus clientes escolheram a sua empresa? Qual é a dinâmica e o que esperar do seu mercado de atuação? Quem são seus concorrentes reais? Quais são as tendências e os desafios emergentes? Quão forte é a sua marca? Como seus clientes realmente se sentem em relação a você?
Apresentou dificuldade em responder alguma dessas questões? Portanto, provavelmente é necessário a realização de um estudo de mercado, com o maior rigor possível.
Para isso, é importante contar uma metodologia que oriente todo o trabalho de maneira organizada e clara. Logo, o processo abordado na Smart3, de maneira simplificada, é descrito nas 4 etapas a seguir:
1 – Planejamento
Um bom planejamento pode economizar tempo e recursos e, ainda mais importante, orientar as respostas que você realmente precisa. Uma boa pergunta nessa fase poderia ser: Este projeto está alinhado com a estratégia da empresa? ou mesmo, qual a região que temos interesse e porquê? Quais dados serão coletados?
2 – Coleta de Dados
A coleta de dados é a etapa de maior desafio e com maior gasto de energia. Podemos aqui realizar entrevistas, realizar um questionário virtual, envios de e-mail, buscar dados públicos, etc. As possibilidades são extensas, por isso, mais uma vez, a importância de um bom planejamento que ilumine essa etapa do estudo de mercado.
3 – Análises
Após a coleta de dados é importante que eles sejam organizados, tratados e padronizados, para assim poder conduzir uma profunda discussão sobre todos pontos selecionados. Posteriormente ao entendimento dos dados é importante que as conclusões sejam colocadas no papel e então uma nova análise para conferir se os resultados atendem os objetivos propostos.
4 – Plano de Ação
E agora? O que fazer? As respostas obtidas nos mostram o caminho? Siiim? Desta forma, podemos então analisar a viabilidade do negócio traçar metas e planos para a elaboração do projeto, tome o cuidado de organizar e acompanhar regularmente o andamento para que o projeto, por mais difícil que seja, não adormeça no papel.
E os resultados? A Smart3 conta 4 Pilares principais de um bom estudo de mercado, quando reconhecemos e respondemos esses pontos, a chance de o resultado ser satisfatório aumenta. Portanto, em nossa visão um bom estudo de mercado deve explicar no mínimo os seguintes componentes:
- Pilar 1 – Características dos Clientes
- Interesses dos clientes
- Perfil dos clientes
- Hábito de consumo
- Localização geográfica dos clientes
- Pilar 2 – Características do Mercado Competitivo
- Estrutura do setor
- Desenvolvimento da indústria
- Tamanho e crescimento do mercado
- Estrutura-conduta-desempenho
- Pilar 3 – Produto e Preço
- Preços médios
- Características dos principais produtos
- Lucratividade média
- Avaliação do produto/ segmentos de mercado
- Como este mercado responde às mudanças?
- Pilar 4 – Canal de Vendas
- Promoções
- Premissas de Comercialização
- Outras Informações Gerais
- Perfil geral da empresa
- Recursos financeiros e desempenho ao longo do tempo
A Smart3 possui ampla experiência na realização de Estudos de Mercado, seus consultores já desenvolveram mais de 50 trabalhos para diversos setores da economia para pequena e grandes empresas do Brasil e outros países. Como resultado, em todos os trabalhos desenvolvidos, os insights gerados auxiliaram em decisões que impactaram positivamente a receita e a competividade das empresas. Os projetos dessa área correspondem ao departamento de Inteligência de Mercado da Smart3.