Frete Florestal – A greve dos caminhoneiros, realizada durante 11 dias do mês de maio, deixou de movimentar cerca de 26 bilhões de reais em todos os setores da economia brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Contudo, o prejuízo poderá ser ainda maior no futuro, devido à tabela de preço mínimo do transporte rodoviário.
Dentre todas as conquistas dos caminhoneiros, nenhuma foi tão comemorada como a tabela de preço mínimo do transporte rodoviário. Entretanto, tal medida afetará produtores, indústrias e até mesmo o consumidor final, por meio do encarecimento do transporte.
No caso do setor de florestas plantadas, o frete florestal tem peso expressivo na composição de custos da madeira. Equivale em média a 25% do preço da madeira posta indústria.
Impacto no Frete Florestal
A Smart3 calculou o impacto potencial da política do frete mínimo no transporte de madeira. Por exemplo, o custo total da madeira, para o transporte por vias asfaltadas para uma distância de 100 km passaria de R$109,00 por metro cúbico com casca para R$117,00, aumento de 33% no valor do frete florestal.
Além dessas análises, a Smart3 é consultoria especializa em consultoria para empresas florestais. De modo geral, nosso foco é apoiar todo o processo produtivo florestal, nossos serviços para empresas florestais são descritos a seguir:
- Estudos do Mercado Florestal
- Valuation de Ativos
- Inventário Florestal
- Estudos de Excelência Operacional
- Mapeamento de Florestas e Serviços de GEO
- Gestão e Automação de Processos Administrativos
- Estudos Socioambientais