Skip to main content

A sua empresa tem a sustentabilidade como um dos seus principais pilares? 

Se ainda não, está na hora de repensar essa questão! 

De acordo com uma  pesquisa realizada pela consultoria PwC. os brasileiros são uma das populações mais preocupadas com o consumo ecológico.

A pesquisa apresenta que 95% do público consumidor tem preocupação com as questões relacionadas à sustentabilidade.

Ainda, nesse estudo, foi identificado que os consumidores do Brasil dão preferência a produtos e serviços de empresas que seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Pensando na relevância desse tema, vejamos aqui neste artigo alguns dos principais motivos para ser uma empresa sustentável.

Continue a leitura e fique por dentro!

O consumidor está realmente  preocupado com a sustentabilidade?

A resposta para essa pergunta é dada por uma pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil.

De acordo com o estudo, 98% dos brasileiros acreditam que o consumo exacerbado dos recursos naturais são responsáveis pelas mudanças climáticas e os impactos negativos no planeta. 

Diante dessa preocupação, é evidente que os consumidores passem a olhar com outros olhos as marcas que eles consomem.

Afinal, são justamente as organizações, em especial as de grande porte, que exploram boa parte dos recursos naturais.

Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 55% dos entrevistados disseram que frequentemente ou sempre dão preferência a empresas ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

E essa não é a única pesquisa que aponta essa realidade! 

De acordo com um estudo da Marketing Union + Webster divulgado pela FIEP, 70% dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam não se importar em pagar mais em produtos e serviços de organizações que adotam práticas sustentáveis.

Práticas que motivam os consumidores

Um estudo realizado pelo Instituto Akatu em 2013 revela que é crescente as práticas e comportamentos sustentáveis entre brasileiros no dia a dia.

Os brasileiros passaram a racionalizar o consumo de água, apagar as luzes e economizar papel, por exemplo.

Nessa realidade, a decisão de compra do consumidor passa a ser impactada diretamente.

Afinal, as empresas das quais o público consome os serviços e produtos precisam levar em consideração a mesma filosofia de sustentabilidade.

Nesse mesmo estudo da Akatu 52% dos entrevistados se mostraram mais motivados a dar preferência a empresas que não maltratarem os animais.

Além disso, 46% dos entrevistados afirmaram que as empresas devem ter selos de proteção ambiental.

Dicas para se tornar uma empresa sustentável 

Agora que você já pôde perceber que todos os estudos apontam que a maioria dos consumidores de fato dão preferência a empresas sustentáveis, então está na hora de mudar a realidade do seu negócio!

Vejamos aqui 3 dicas para começar a repensar as atitudes dentro da sua organização:

Faça o marketing verde na sua empresa

Os consumidores da atualidade são os mais exigentes quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade.

Hoje, as pessoas estão mais informadas sobre os impactos ambientais gerados pelos produtos e serviços que consomem.

Na internet, o que não faltam são informações! 

Nessa realidade, é fundamental montar uma estratégia de marketing que sempre busque valorizar os benefícios que o seu produto pode gerar para o meio ambiente.

O marketing verde de uma empresa tem como objetivo promover o posicionamento ecológico da sua empresa.

Através das ações, o marketing verde se torna a janela de exposição de pensamento sustentável da sua empresa. 

Seja uma empresa que tem os princípios ambientais como prioridade

Ser uma empresa sustentável representa um grande poder no mercado, tendo em vista que o número de consumidores brasileiros conscientes tende a crescer.

O problema é que existe uma grande desconfiança sobre as propostas que são denominadas como “verdes” e que são amplamente divulgadas pelas empresas.

E não é para menos! O que não faltam são empresas tentando passar uma imagem de sustentabilidade sem colocar em prática na rotina.

Para ser uma empresa verde de verdade, é preciso estar comprometida com as questões da sustentabilidade e assumir os princípios ambientais.

Nesse sentido, o empreendimento deve ter uma gestão séria, ser um  economicamente viável, justa socialmente e ecológica.

Pratique os 3 R’s e os 4 S’s

Empresas sustentáveis de verdade devem aderir a atitudes que visam reduzir, reutilizar, reciclar os recursos da melhor maneira possível.

Esses são os tão famosos 3R’s.

Seguindo o mesmo princípio, os 4 S ‘s que representam a Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do consumidor e Aceitação Social também devem ser praticados.

Sem dúvidas, ações permitem que a empresa saia da superfície de um puro marketing sustentável e passe a realizar atitudes reais.

Consequentemente, a empresa poderá desfrutar dos bons retornos, como economia de recursos utilizados nos processo de produção, abrindo a possibilidade de aumentar a margem de lucro do negócio.

Conclusão 

A preocupação com o meio ambiente está cada vez maior e tem se tornado uma tendência do mercado ser uma empresa amiga da natureza.

Nesse cenário, é fundamental buscar inovação e se reinventar, tendo em vista que ter nas mãos um consumidor bem informado sobre as questões ambientais não é uma tarefa nada fácil!

A Smart3 é uma consultoria especializada nesse assunto!

Nós desenvolvemos estratégias que auxiliam os nossos clientes a se tornarem líderes de mercado, gerando melhores práticas corporativas.

Quer dar os primeiros passos para ser uma empresa sustentável? Entre em contato conosco!

One Comment

Leave a Reply

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Close Menu