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Será que o crescimento sustentável de uma empresa envolve somente a parte ambiental? Definitivamente não! 

A sustentabilidade empresarial é bem mais ampla e conta com 3 principais pilares: econômico, social e ambiental.

Quer entender sobre o crescimento sustentável?

Veja o que você encontrará nesse artigo:

  • Definição de crescimento sustentável
  • A importância do crescimento sustentável
  • Pilares do crescimento sustentável de uma empresa
  • A análise organizacional e o crescimento sustentável

Não perca a oportunidade de adquirir esses conhecimentos! Confira o artigo e esclareça as suas principais dúvidas sobre esse tema.

Definição de crescimento sustentável

Ser sustentável é conseguir atender as necessidades gerais da empresa com o mínimo de impacto ou comprometimento da capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Nessa realidade, um crescimento sustentável tende a buscar o equilíbrio e desenvolvimento econômico focando em ações que mantém a saúde de todo o negócio de forma constante.

A importância do crescimento sustentável

À medida que as empresas se desenvolvem, é evidente o aumento da responsabilidade e a necessidade do crescimento de forma responsável.

Nessa realidade, crescer de forma sustentável é importante para manter a continuidade da empresa.

A verdade é que esse fator é tão importante que as empresas precisam transformar a sustentabilidade organizacional em valor e cultura da organização.

Diante disso, se faz necessário sempre questionar qual o caminho correto a seguir na trilha para o crescimento sustentável.

Por isso, os gestores precisam constantemente analisar, discutir e fiscalizar todas ações dentro do ambiente corporativo, para que a empresa seja escalável e cresça de maneira uniforme.

Pilares do crescimento sustentável de uma empresa

Vejamos agora os 3 principais pilares do crescimento sustentável de uma empresa:

  1. Pilar econômico

Se uma empresa não tem a capacidade de se manter competitiva em longo prazo, então não é possível que ela seja sustentável. 

Nessa realidade, não adianta manter ações voltadas para o bem social ou sustentabilidade ambiental se o pilar econômico não for forte.

Por isso, o seu negócio precisa trabalhar com um bom planejamento estratégico financeiro antes mesmo de iniciar as suas atividades.

Não somente, a gestão empresarial precisa seguir as boas práticas da administração de empresas.

É fundamental estar de olho nas necessidades de seu público e buscar formas de oferecer experiências de excelência para clientes por meio de seus produtos ou serviços. 

Mas é claro que tudo isso deve ser feito com o menor custo possível.

Para oferecer a melhor qualidade por menos despesas,  é preciso analisar seus processos em busca de gargalos e desperdícios.

Além disso, por meio de KPIs a sua empresa pode medir a performance e atestar se as suas ações são realmente eficientes.

  1. Pilar social

O crescimento sustentável de uma empresa também depende de todas as pessoas que estão envolvidas com a empresa.

Essas pessoas não são somente os colaboradores, mas também acionistas, fornecedores, parceiros de negócio, a comunidade e o público-alvo.

Nessa realidade, o pilar social tem como intuito auxiliar todas essas pessoas a terem qualidade de vida.

Com isso, tudo o que envolve a empresa transmite maior bem-estar para todos, mantendo as pessoas produtivas e motivadas na relação com a empresa.

Então, por exemplo, uma empresa que tem um pilar social fortalecido é aquela que oferece aos seus funcionários condições de trabalho adequadas e salário digno.

Além disso, a empresa envolve socialmente as comunidades e estimula a cooperação com parceiros e fornecedores etc.

Dessa forma, se torna evidente o desejo da empresa em fomentar o desenvolvimento pessoal de todos que tem conexão com a empresa.

  1. Pilar ambiental

Por último e não menos importante, o pilar ambiental é aquele que determina que a empresa faça a sua parte para contribuir positivamente com o planeta.

Para contribuir com a preservação dos recursos naturais da Terra sem comprometer seu uso pelas gerações futuras, a empresa precisa rever os seus processos.

Então, por exemplo, evitar desperdícios, economizar energia e água, realizar a destinação final de resíduos e a educação coletiva sobre o tema são algumas ações que contribuem tanto para o meio ambiente quanto para o financeiro da empresa.

A análise organizacional e o crescimento sustentável

Para ter um crescimento sustentável, é necessário realizar uma análise organizacional completa na empresa.

Mas afinal, o que seria uma análise organizacional?

Bem, isso se trata de um estudo de identificação de problemas que afetam uma empresa como um todo.

A análise organizacional tem como objetivo encontrar as melhores ações para solucionar essas falhas.

Dessa forma, a empresa poderá ter um crescimento contínuo e sustentável do negócio, evitando que novos problemas surjam.

Através da análise organizacional as empresas podem identificar de forma imediata os problemas, melhorar os resultados e promover um ambiente mais produtivo.

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A sua empresa precisa ter um crescimento sustentável, através de um planejamento estratégico que promova a continuidade e sucesso do seu negócio.

Para isso, você pode contar com a ajuda da Smart3.

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