Existem muitos fatores a se pensar durante a administração de uma empresa florestal. E, normalmente, alguns aspectos realmente relevantes são deixados de lado, devido à correria e priorização de outras demandas da organização.
Entretanto, é necessário trabalhar ao máximo o nível organizacional para contemplar todos os pontos importantes para uma empresa. Nesse sentido, um ponto bastante pertinente e muitas vezes negligenciado é a gestão florestal, principalmente para pequenas áreas ou novos produtores!
Em um período em que existem novos investidores se iniciando no negócio florestal é preciso que, desde o início, eles estejam amparados com essa visão de gestão. Por isso, se você deseja entender sobre a importância da gestão florestal, não perca tempo!
Pois, este post aborda todo o tema, apresentando os benefícios trazidos por essa administração. Acompanhe o texto pelos tópicos abaixo:
- O que é gestão florestal?
- Ascensão da gestão florestal nas empresas
- Importância da gestão florestal para os pequenos negócios
O que é a gestão florestal?
Por mais óbvio que pareça, muitos produtores não entendem realmente a gestão, tampouco conhecem os seus benefícios. Mas esse conceito consiste em tornar a administração sustentável, de maneira que otimize o retorno ao proprietário, por meio do planejamento das atividades de silvicultura, colheita, manutenção patrimonial, entre outros.
Além disso, ele diz respeito aos fatores econômicos, jurídicos, sociais e ambientais. Afinal, a gestão florestal tem o objetivo de racionalizar os recursos para causar cada vez menos impacto e maior retorno.
Outro ponto que corriqueiramente passa despercebido em empresas florestais é a coordenação de atividades administrativas, seja por meio de melhores processos, de canais de comunicação mais ativos e sistemas eficazes.
Ascensão da gestão florestal nas empresas
O setor florestal ainda é conservador, por sua natureza, muitos acreditam que é difícil conciliar a gestão em empresas florestais. Entretanto, essa ligação já vem ocorrendo, principalmente em grandes companhias, porém em pequenos e médios produtores ainda é lenta a aplicação desses conceitos!
Em geral, a produtividade da empresa pode variar drasticamente de acordo com a gestão aplicada. No setor florestal não é diferente, tanto para empresas apenas produtoras como as verticalizadas, que detém a indústria.
Apesar da atividade florestal depender drasticamente de questões ambientais, como clima e solos, há muito o que se observar para uma boa administração do negócio.
A gestão florestal ineficiente pode gerar custos e a perda de efetividade nas operações, que podem até impactar na sanidade e homogeneidade das florestas. Exemplos de impactos negativos podem ser:
- Problemas de manejo (formigas, matocompetição, pragas, aceiros sujos etc.);
- Perdas de prazos administrativos;
- Multas ambientais;
- Vendas ruins e;
- Dificuldade de acesso e retirada de madeira.
Importância da gestão para produtores florestais
Além da contribuição à sustentabilidade corporativa, a gestão garante outros aspectos relevantes para todos os tipos de negócios. Entretanto, isso não é de conhecimento de todos e, em alguns momentos, não é a prioridade.
Apesar disso, os impactos da gestão florestal são melhores do que é possível imaginar. Confira abaixo quais podem ser:
Custo-benefício com maior controle
Ao pensar na aplicação de gestão florestal a sua empresa, isso pode lhe parecer caro. Principalmente para aqueles que estão iniciando no ramo ou que vejam a administração das florestas e ativos como um custo.
Isso, entretanto, deve ser repensado. Em geral, empresas com uma precisa gestão têm maior condição de antever problemas, realizar bons negócios e aproveitar oportunidades de mercado.
E mesmo que os investimentos em sistemas de gestão e na criação de processos possam parecer elevados, eles não devem ser vistos como gastos. Pois ao final das contas, eles podem ser ínfimos frente aos resultados de uma floresta produtiva e bem-negociada.
Confecção de planejamento estratégico
Como toda boa configuração e acompanhamento, a gestão florestal permite a criação de roteiros de ações. Isto é, com uma gestão efetiva, será possível antever o desenvolvimento do plantio, assim como se programar para períodos posteriores.
Isso é muito importante para a definição de metas, pois, possibilita o cálculo de manejo de ativos florestais, colheita etc.
Mitigação de riscos fundiários, trabalhistas e ambientais
Uma boa empresa, livre de maiores riscos, deve estar atenta às questões legais. No setor florestal são frequentes os problemas de ordem fundiária, trabalhista e ambientais.
A equação dessa série de questões pode parecer complexa, para os gestores florestais mais inexperientes.
De fato, são questões burocráticas e que levam um certo tempo para que uma empresa esteja regulamentada. Além do mais, são temas que se alteram constantemente.
Por isso, exige-se que o produtor florestal esteja organizado e que sua gestão torne a produção regularizada e o negócio continuamente livre desses riscos.
Implementação e acompanhamento da gestão florestal
A empresa com uma boa gestão tem plena supervisão sobre os trâmites em seu entorno. Ou seja, desde a comercialização da madeira até o mapeamento do uso do solo.
Dessa maneira, é importante que a empresa possua um cadastro com suas informações bem atualizadas. Além disso, um sistema de gestão integrado, que proporcione o gerenciamento de toda a área, pode ser um grande diferencial para o sucesso da gestão.
Esses fatores são importantes para garantir o controle e nível de sucesso da gestão. Isso também contribui para que os produtores saibam exatamente onde atuar ou intervir.
Contrate uma consultoria experiente para efetivar a gestão florestal
Além de todos os benefícios descritos, a gestão pode ser ainda mais produtiva. Nesse caso, ao contar com uma parceria experiente, como a Smart3 Consultoria Empresarial, é possível desenvolver outros fatores como:
- Supervisão atenta dos processos administrativos;
- Manejo florestal por meio da utilização da tecnologia;
- Otimização da produção;
- Produção dimensionada para o mercado consumidor e;
- Garantia de cumprimento da legislação florestal.
Além desses pontos, sua empresa terá o suporte adequado que um negócio precisa para ter uma boa gestão florestal.
Conheça nosso trabalho e entre em contato conosco!
One Comment