Skip to main content

Quais os motivos para considerar a inteligência de mercado ou a sua terceirização? Bem, vamos lá,  Todos os anos são divulgados dados alarmantes envolvendo o número de empresas que são fechadas, endividadas ou que decretam falência, isso para pequenas, médias e grandes empresas, não é novidade, inclusive, se você leitor é empresário, com certeza sabe que é bem grande o desafio diário de crescer em vendas, ganhar espaço da concorrência, emplacar um produto novo.

É preciso buscar alternativas para não cair nessas armadilhas do mercado, alguns empresários costumam nos momentos difíceis tomar medidas drásticas, como atacar o mercado, cortar gastos, repaginar um produto, pegar um empréstimo… mas calma, antes disso é necessário que as empresas saibam quão competitivas estão no mercado, como seus concorrentes estão agindo, como seu produto ou serviço é demandado e aceito e qual o perfil de seus clientes. Na maioria dos casos, as empresas desconhecem profundamente a sua situação, falta inteligência de mercado (IM).

Um setor de Inteligência de mercado não é novidade nas grandes empresas Brasil a fora, uma pesquisa realizada pela Crayon, aponta que no fim do ano de 2017, cerca de 89% de grandes empresas possuíam pelo menos um funcionário dedicado a atividade de inteligência de mercado. Algumas delas investem ainda mais e formam em equipes com ferramentas de gestão, softwares com alta tecnologia e empresas de consultoria experientes auxiliando o processo.

Enquanto isso, pequenas e médias empresas ainda têm dificuldade em formar esse tipo de equipe, e não é à toa, isto requer recursos, mão de obra especializada e principalmente tempo. De maneira geral, para grandes e pequenas empresas, inteligência de mercado é um assunto recente e que ainda tem muito a ser desenvolvido, exemplo disso é apontado na pesquisa da Crayon onde de todas as empresas das empresas com setores de inteligência de mercado, 40% delas possuem seus programas há menos de um ano.

Inteligência de Mercado

Uma situação que vem se tornando realidade para quem gostaria de iniciar ou acelerar sua equipe de Inteligência de Mercado é a terceirização desses serviços, por meio de consultorias especializadas no tema. Alguns dos benefícios da terceirização da equipe de Inteligência de Mercado envolvem:

  • Redução de custos fixos

Contar com um departamento de IM em uma empresa requer investimentos e gastos contínuos, ao tempo em que é preciso providenciar o espaço físico, a compra de software e de materiais e, claro, a contratação de mão de obra experiente e de estagiários.

Além de custoso, nem sempre é imprescindível. Isso porque para contar com um departamento na própria empresa, a demanda deve ser grande e constante o suficiente para justificá-lo. Por outro lado, contar com um especialista pode não ser suficiente para responder a todas as variadas demandas das mais diversas matérias.

A terceirização desse serviço, por sua vez, garante que as mesmas demandas sejam solucionadas por um valor bem menor, sob demanda e do tamanho que o empresário necessita. Afinal, não há que se falar em custo com compras de materiais e de manutenção de espaço, contratação de pessoal, pagamentos de salários e recolhimentos previdenciários.

  • Foco no negócio

Quando a empresa passa suas dúvidas e necessidades ao terceiro, os executivos da empresa tem a oportunidade de se concentrar apenas para o objeto principal do seu negócio, e não desviará tempo e força com contratações e pagamentos de despesas de um setor que não gera retorno diretamente.

  • Suporte de profissionais qualificados

As demandas de IM normalmente envolvem grande coleta de dados, processamento e tabulação de dados, análise técnica específica e tradução das respostas em simples e contundentes afirmações. A terceirização dos serviços permite que a empresa conte com todos os profissionais qualificados necessários, seja por meio da contratação de uma única consultoria empresarial que atenda todos os ramos ou de diferentes escritórios especialistas em cada área.

Desta maneira, apenas ao terceirizar será viável contar com profissionais qualificados em áreas distintas para atender bem a empresa, sem que isso implique a contratação de vários profissionais. E alguns casos, a contratação de um funcionário que não seja especialista em todas as áreas, pode até responder à questão, mas corre-se o risco de o serviço não ser tão bem prestado como precisaria.

  • Velocidade e assertividade na prestação do serviço

A terceirização garante que os serviços sejam prestados com mais rapidez e segurança. Isso porque, ao assinar um contrato, o escritório contratante assume o compromisso de desempenhar todas as demandas, com observância de prazos.

Ao contar com um departamento de Inteligência de Mercado na empresa, ela fica sujeita às faltas dos funcionários, tanto justificadas ou injustificadas, às rescisões contratuais e possíveis ausências até que novo funcionário seja contratado. Tudo isso causa demora na elaboração do estudo, e em um mercado competitivo, pode ser a diferença de um lançamento de produto ou ação no momento certo.

  • Redução de riscos trabalhistas

Quando se fala em terceirização, em qualquer segmento de mercado, uma das grandes vantagens é a diminuição de riscos trabalhistas, e, portanto, financeiros, já que não há o que se falar em vínculo empregatício e a empresa não corre o risco de ser processada por antigos empregados ou demais colaboradores.

Para outras informações sobre consultoria para inteligência de Mercado, entre em contato com a Smart3.

Close Menu