A avaliação econômica de ativos como as terras é sempre importante, tanto para investidores como para empresas e indivíduos  proprietários de fazendas, afinal, saber o valor de mercado de seu ativo permite uma tomada de decisão baseada em indicadores confiáveis, antecipando riscos e dessa maneira fugindo do imprevisível.

Uma avaliação Imobiliária Rural pode ser solicitada por diferentes entidades, com diferentes objetivos:

Agentes Objetivos
Empresas/ Proprietários /Investidores Avaliação para negociação de ativos, avaliações para fins contabilísticos, tomada de decisões estratégicas, reestruturação de empresas
Instituições de crédito Garantias, crédito à construção ou outros
Promotores Imobiliários Estudo de viabilidade de investimentos imobiliários
Fundos de Investimento Imobiliário Valorização do património, avaliação dos ativos
Seguradoras Valorização dos ativos
Entidades Fiscais Processos fiscais
Entidades Judiciais Processos de reestruturação de empresas e de falência, avaliação para expropriação

Um dos motivos que tornam a avaliação de propriedades rurais imprescindível é a valorização apresentada pelos imóveis rurais a partir de 2000. Atualmente, as terras representam a maior parte do ativo imobilizado em setores, como o de empresas agrícolas e florestais, diferentemente da indústria, onde o valor do terreno costuma ser inferior aos demais ativos.

A avaliação de terras de um imóvel rural é realizada com base em critérios multidisciplinares. Os avaliadores precisam dominar conceitos estatísticos, econômicos, agrícolas e legais, além de ser aptos a conferir valor aos atributos da propriedade como recursos minerais e outorga de uso de recursos hídricos, bem como penalizar o valor de propriedades que apresentem passivos ambientais ou não estejam em conformidade com critérios legais.

A avaliação deve ser guiada pela ABNT NBR 14.653-3, que apresenta as condicionantes e os padrões específicos para a avaliação.

avaliação de terras

A Smart3 tem ampla experiência em avaliações de terras e imóveis rurais e conta com projetos realizados para as diversas regiões do Brasil e de países como Uruguai, Argentina e Chile. Além disso, oferece análises relacionadas com a identificação do melhor uso para o ativo avaliado, custos para colocá-lo para venda e estimativa de prazo para efetivação do negócio a cada nível de preço esperado.

 

CONTATE NOSSOS ESPECIALISTAS!