Você já conhece as aplicações do Geomarketing em sua Empresa? Essa ferramenta é definida pelo uso prático da combinação de dados geográficos, demográficos e sociais com de diferentes ferramentas de marketing, tendo o objetivo final de melhorar as chances de uma determinada mensagem chegar ao consumidor certo no momento certo.
A análise de dados no contexto espacial é aplicada especialmente em ações de lançamento de novos produtos, mudança de identidade, reformulação ou expansão de pontos de venda e, podem ser aproveitadas ainda, na precificação, na prospecção de novos clientes, na realização de ações de relacionamento e até como forma de medir o retorno das ações de marketing.
A utilização do modelo nasceu no varejo e ainda está intimamente ligado à sua lógica, porém, ganha abrangência em outros setores como industrial, de telecomunicações, financeiro, imobiliário e de turismo. Mas, de forma geral, todos podem se beneficiar da ferramenta.
Por exemplo, Orçafarma ampliou seu modelo de negócio farmacêutico de comércio digital por meio de estudos de Geomarketing, que proporcionaram o entendimento para posicionar o negócio com base em dados, onde dimensionaram uma farmácia para cada 2.400 habitantes com uma ótima concentração de renda. Esse é um case prático de como se utilizar essa poderosa ferramenta.
Nesse contexto, a Smart3 oferece aos seus clientes a aplicação dediversos tipos de análises relacionadas, como por exemplo: identificação do potencial de mercado, geração de mapas de calor, caracterização do perfil do consumidor-alvo consultas espaciais para localização de áreas e/ou empresas por meio de múltiplos critérios, identificação de clientes para prospecção, entre outros. Alguns dessas aplicações do Geomarketing tem sentido em sua empresa?
Os estudos de geomarketing fazem parte do setor de Inteligência de Mercado da Smart3 e podem ser uma alternativa para conhecer o seu e outros mercados.