Para muitas pessoas pode soar contraditório que uma indústria de papel e celulose adote estratégias sustentáveis.
Entretanto, esse entendimento é totalmente equivocado, pois, além de possível é também fundamental que esse incentivo parta das indústrias.
Portanto, mais do que comum, o investimento em estratégias sustentáveis de uma empresa do ramo de papel e celular é bastante representativo.
Assim, os consumidores de papel e celulose recebem exemplos sustentáveis e, muitas vezes, participam de campanhas de boas práticas ambientais.
E, além de fomentar a sustentabilidade para seus clientes, a indústria pode influenciar até seus stakeholders, como distribuidores e até concorrentes.
Nesse sentido, a prática de investir em estratégias sustentáveis tornou-se parte dos valores de muitas empresas. O que é um aspecto muito relevante para a imagem da indústria.
Afinal, além de atingir o propósito de venda, as organizações podem auxiliar diversas causas e iniciativas de sustentabilidade.
Mas de que maneira isso acontece? De que forma as empresas do ramo de papel e celulose investem em ações ambientais?
E quais são de fato as estratégias sustentáveis dentro da indústria de papel e celulose?
Para responder a estas questões, este artigo apresenta algumas das estratégias de sustentabilidade que as empresas de papel e celulose praticam.
Por isso, se você deseja saber mais sobre elas, não deixe de conferir este texto!
Para te ajudar a entender sobre o tema, o artigo divide-se entre os seguintes tópicos:
- Qual o papel da indústria de papel e celulose no incentivo de ações sustentáveis?
- Quais são as vantagens de investir em ações sustentáveis?
- Quais são as estratégias sustentáveis dentro da indústria de papel e celulose?
Qual o papel da indústria de papel e celulose no incentivo a ações sustentáveis?
As grandes vozes e lideranças sempre têm um papel fundamental em guiar um grupo de pessoas.
Nessa indústria não é diferente. Pois seus exemplos são dos seus seguidores, que se dividem em público, funcionários e fornecedores.
E, por geralmente envolver muitas pessoas nessas posições, a responsabilidade dessas empresas torna-se ainda maior.
Isto é, ao adotar uma iniciativa sustentável, o ato da empresa tem bastante representatividade. Principalmente ao se tratar de um material reciclável como o papel.
Por isso, todo e qualquer auxílio das indústrias de papel é muito significativo.
Essa ajuda pode vir de diversas maneiras como campanhas publicitárias, incentivos financeiros e outras estratégias como as que vão aparecer ainda neste texto.
Quais são as vantagens de investir em estratégias sustentáveis dentro da indústria de papel?
Em um mercado tão concorrido, o mínimo diferencial pode ser o artifício necessário para o destaque de uma empresa.
Sob este contexto, investir em ações sustentáveis é uma boa opção se destacar. Portanto, confira abaixo alguns dos benefícios disso:
Imagem positiva da empresa
A atitude de incentivar ações e estratégias sustentáveis atribui às indústrias uma boa imagem.
E, no caso da indústria de papel e celulose, essa atitude é muito importante já que se associa à reciclagem de materiais, ao fomento do reflorestamento e à proteção da biodiversidade.
Assim, a marca da indústria fica conhecida pelo engajamento à sustentabilidade e a preocupação com a preservação ambiental.
Ganho de mercado
Como resultado de uma imagem sustentável, empresas do ramo de papel e celulose expandem o seu ganho de mercado. Afinal, cada vez mais as pessoas buscam consumir através da própria identidade e convicções.
Isso quer dizer que marcas com boas atitudes e representações, tendem a ser mais valorizadas pelos consumidores. Nesse caso, o âmbito sustentável destaca-se em meio à escolha do público.
Motivação para seus funcionários
Se você tem uma empresa e se preocupa com ela, é importante pensar na motivação dos seus funcionários. Pois, além do lucro e dos clientes, são os empregados que fazem a “roda girar”.
Por isso, o investimento em estratégias sustentáveis pode ser ideal para cativá-los. Pois, dessa maneira, eles podem sentir que estão ajudando em algo muito importante enquanto trabalham.
Quais são as estratégias sustentáveis dentro da indústria de papel e celulose?
As estratégias sustentáveis são exemplos de comprometimento social e ambiental. Elas derivam de um altruísmo das empresas que entendem a importância de assumir esse papel.
Por isso, se você tem uma empresa que faz parte do ramo de papel e celulose, talvez seja interessante considerar algumas das seguintes estratégias:
Preservação de florestas nativas
Segundo a Associação Brasileira Técnica de Papel e Celulose (ABTPC), empresas do ramo preservam cerca de 2,9 milhões de hectares de área florestal.
E ainda, para fins industriais, o setor planta mais 2,2 milhões de hectares de florestas sustentáveis.
Esse esforço é uma ótima maneira de exercer a sustentabilidade e gerar uma contrapartida social a partir do próprio trabalho.
Reflorestamento
A celulose e o papel são frutos da extração de madeira. Com isso, há um incentivo no fomento do plantio de mudas.
Desta forma, o reflorestamento é a prática mais sustentável que proporciona diversos benefícios tais como: melhoria na qualidade de solos degradados e ciclagem de nutrientes, diminuição nas temperaturas locais e ainda serve como habitat para algumas espécies de fauna.
Logo, a indústria promove a manutenção de florestas nativas e contribuem positivamente com menor geração das emissões de gases do efeito estufa, devido as árvores que foram plantadas fazerem a absorção do CO2.
Certificação das florestas
Uma medida simples, mas bastante sustentável que as indústrias podem adotar é garantir que as florestas sejam certificadas. Desse modo, é possível saber a procedência, a garantia da qualidade e assim, desfrutar do uso da madeira de maneira ecologicamente correta.
Utilização de fontes de energia renováveis
Essa é uma prática comum para indústrias e empresas de papel e celulose que desejam contribuir com o meio ambiente.
Existem diversas opções de energia renovável dentro do setor. Entre as mais conhecidas estão: O uso da biomassa, como galhos e tocos, e a reutilização de resíduos industriais como o licor negro que é o subproduto do processo de tratamento químico da indústria de papel e celulose.
Melhoria nas práticas florestais
A partir das medidas adequadas à extração de madeira, além de consumir menor energia, é possível consumir menos água. Portanto, com um estudo assertivo e as práticas corretas, é admissível inserir uma rotina sustentável dentro da própria indústria.
Gostou do conteúdo sobre estratégias sustentáveis na indústria de papel e celulose? Então não deixe de conferir nossos outros posts e até a próxima!