Será que o crescimento sustentável de uma empresa envolve somente a parte ambiental? Definitivamente não!
A sustentabilidade empresarial é bem mais ampla e conta com 3 principais pilares: econômico, social e ambiental.
Quer entender sobre o crescimento sustentável?
Veja o que você encontrará nesse artigo:
- Definição de crescimento sustentável
- A importância do crescimento sustentável
- Pilares do crescimento sustentável de uma empresa
- A análise organizacional e o crescimento sustentável
Não perca a oportunidade de adquirir esses conhecimentos! Confira o artigo e esclareça as suas principais dúvidas sobre esse tema.
Definição de crescimento sustentável
Ser sustentável é conseguir atender as necessidades gerais da empresa com o mínimo de impacto ou comprometimento da capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Nessa realidade, um crescimento sustentável tende a buscar o equilíbrio e desenvolvimento econômico focando em ações que mantém a saúde de todo o negócio de forma constante.
A importância do crescimento sustentável
À medida que as empresas se desenvolvem, é evidente o aumento da responsabilidade e a necessidade do crescimento de forma responsável.
Nessa realidade, crescer de forma sustentável é importante para manter a continuidade da empresa.
A verdade é que esse fator é tão importante que as empresas precisam transformar a sustentabilidade organizacional em valor e cultura da organização.
Diante disso, se faz necessário sempre questionar qual o caminho correto a seguir na trilha para o crescimento sustentável.
Por isso, os gestores precisam constantemente analisar, discutir e fiscalizar todas ações dentro do ambiente corporativo, para que a empresa seja escalável e cresça de maneira uniforme.
Pilares do crescimento sustentável de uma empresa
Vejamos agora os 3 principais pilares do crescimento sustentável de uma empresa:
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Pilar econômico
Se uma empresa não tem a capacidade de se manter competitiva em longo prazo, então não é possível que ela seja sustentável.
Nessa realidade, não adianta manter ações voltadas para o bem social ou sustentabilidade ambiental se o pilar econômico não for forte.
Por isso, o seu negócio precisa trabalhar com um bom planejamento estratégico financeiro antes mesmo de iniciar as suas atividades.
Não somente, a gestão empresarial precisa seguir as boas práticas da administração de empresas.
É fundamental estar de olho nas necessidades de seu público e buscar formas de oferecer experiências de excelência para clientes por meio de seus produtos ou serviços.
Mas é claro que tudo isso deve ser feito com o menor custo possível.
Para oferecer a melhor qualidade por menos despesas, é preciso analisar seus processos em busca de gargalos e desperdícios.
Além disso, por meio de KPIs a sua empresa pode medir a performance e atestar se as suas ações são realmente eficientes.
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Pilar social
O crescimento sustentável de uma empresa também depende de todas as pessoas que estão envolvidas com a empresa.
Essas pessoas não são somente os colaboradores, mas também acionistas, fornecedores, parceiros de negócio, a comunidade e o público-alvo.
Nessa realidade, o pilar social tem como intuito auxiliar todas essas pessoas a terem qualidade de vida.
Com isso, tudo o que envolve a empresa transmite maior bem-estar para todos, mantendo as pessoas produtivas e motivadas na relação com a empresa.
Então, por exemplo, uma empresa que tem um pilar social fortalecido é aquela que oferece aos seus funcionários condições de trabalho adequadas e salário digno.
Além disso, a empresa envolve socialmente as comunidades e estimula a cooperação com parceiros e fornecedores etc.
Dessa forma, se torna evidente o desejo da empresa em fomentar o desenvolvimento pessoal de todos que tem conexão com a empresa.
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Pilar ambiental
Por último e não menos importante, o pilar ambiental é aquele que determina que a empresa faça a sua parte para contribuir positivamente com o planeta.
Para contribuir com a preservação dos recursos naturais da Terra sem comprometer seu uso pelas gerações futuras, a empresa precisa rever os seus processos.
Então, por exemplo, evitar desperdícios, economizar energia e água, realizar a destinação final de resíduos e a educação coletiva sobre o tema são algumas ações que contribuem tanto para o meio ambiente quanto para o financeiro da empresa.
A análise organizacional e o crescimento sustentável
Para ter um crescimento sustentável, é necessário realizar uma análise organizacional completa na empresa.
Mas afinal, o que seria uma análise organizacional?
Bem, isso se trata de um estudo de identificação de problemas que afetam uma empresa como um todo.
A análise organizacional tem como objetivo encontrar as melhores ações para solucionar essas falhas.
Dessa forma, a empresa poderá ter um crescimento contínuo e sustentável do negócio, evitando que novos problemas surjam.
Através da análise organizacional as empresas podem identificar de forma imediata os problemas, melhorar os resultados e promover um ambiente mais produtivo.
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